COE e Bradesco debatem minuta de reivindicações, demissões e retorno ao trabalho

08.11.2021

Representação dos trabalhadores aguarda calendário de negociação da minuta específica A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu com o banco no final da tarde de sexta-feira (5) para debater a minuta de reivindicações específicas dos funcionários do banco. Entre os principais pontos do documento estão emprego, saúde e segurança. A minuta […]

Representação dos trabalhadores aguarda calendário de negociação da minuta específica

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu com o banco no final da tarde de sexta-feira (5) para debater a minuta de reivindicações específicas dos funcionários do banco. Entre os principais pontos do documento estão emprego, saúde e segurança. A minuta foi construída de forma coletiva e atualizada em agosto durante Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco.

O banco se comprometeu a enviar ainda nesta semana a proposta de calendário de negociação.

Planos de Saúde
A ampliação dos planos de Saúde e Dental foi reforçada pela representação dos trabalhadores. A reivindicação foi feita antes da pandemia. Na ocasião, o banco pediu o prazo de 90 dias para resposta. Na última sexta os sindicatos pediram a retomada da discussão para rever os problemas com a rede de credenciados pelas federações e seus respectivos sindicatos.

Igualdade de oportunidades
A igualdade de oportunidades para homens e mulheres também foi reforçada pelos representantes que cobraram do banco propostas para alcançar a igualdade e equidade salarial entre homens e mulheres, brancos e negros.

Demissões
Mais de 3 mil emissões já foram registradas neste ano. De acordo com o banco parte dos desligamentos “são de pessoas que estão pedindo demissão para trabalhar em outras áreas, indústrias, ou abrir negócio próprio”. A representação dos trabalhadores rebateu citando o programa de reestruturação, que tem transformado agências em unidades de negócio (UN), estruturas sem caixas e com atendimento automatizado. Neste sentido foi reivindicada a contratação de novos funcionários para evitar a sobrecarga no trabalho e reduzir o tempo de espera no atendimento dos clientes e usuários.

Retomada ao presencial
A retomada ao trabalho presencial também foi pauta da discussão. A representação dos trabalhadores pediu reforço aos protocolos contra a Covid-19 e realização de escala de entrada e saída dos trabalhadores.
O banco anunciou a ampliação de 10% para 20% do quadro de trabalhadores no esquema presencial, a partir do dia 16 de novembro.

Os funcionários que estão em home-office recebem o convite para o retorno ao trabalho presencial a partir desta segunda-feira (8). O retorno valerá para todas as estruturas administrativas. A partir de 16/11, retornarão até 40% do quadro, sendo realizado rodízio semanal com até 20% em cada semana, com reavaliação a cada 15 dias para eventual incremento.

Critérios
Apenas aqueles que estiverem totalmente imunizados estarão elegíveis para o trabalho presencial. Funcionários do grupo de risco e gestantes continuarão em home-office.
O retorno será de forma gradual, respeitando os protocolos de segurança e com escalas nos horários de almoço, de entrada e de saída de funcionários.

O banco confirmou a aplicação do protocolo e a compra de um novo modelo de máscara, de proteção tripla, que será fornecida aos funcionários a partir da próxima remessa.

Horário de atendimento
Com relação ao horário de atendimento o banco informou que manterá o horário reduzido para o público normal nas agências, das 10h às 14h. E, para os aposentados, em dia de pagamento, das 8h às 14h e, em dias normais, das 9h às 14h.

 

Notícias Relacionadas

Aposentados do Itaú cobram condições dignas no plano de saúde

Em reunião com banco, COE e Comissão de Aposentados apresentaram propostas e reforçaram a importância de negociação para evitar judicialização A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e a Comissão de Aposentados se reuniram com representantes do banco nesta segunda-feira (13) para discutir alternativas sustentáveis e humanas para os aposentados no plano de […]

Leia mais

Banco do Brasil apresenta novas funções aos representantes dos bancários

Reunião discutiu a implementação de novas funções, reajustes no VR, movimentação interna e a incorporação da Gratificação de Caixa para bancários Na manhã desta terça-feira (07/01), o Banco do Brasil apresentou um conjunto de mudanças importantes para seus funcionários durante uma reunião com os representantes dos bancários. David Zaia, presidente da Federação dos Bancários dos […]

Leia mais

Feeb SP/MS aprova acordo coletivo do Banco Itaú, que regulamenta novas normas de teletrabalho e jornada de trabalho

Durante assembleia realizada nesta sexta-feira (27), bancários aprovaram novas regras para teletrabalho, controle eletrônico de jornada, banco de horas e bolsa auxílio educação. Nesta sexta-feira (27), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou uma assembleia para a votação do acordo coletivo de trabalho do Banco Itaú. O […]

Leia mais

Sindicatos filiados