COE Itaú apresenta denúncias de falhas no Gera

18.03.2021

Representantes dos trabalhadores aproveitaram a apresentação do banco para relatar as reclamações dos bancários que estão participando do projeto-piloto Nesta quinta-feira ((17), a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco para debater o Gera, programa de remuneração variável do banco que substitui o Agir. Em um primeiro […]

Representantes dos trabalhadores aproveitaram a apresentação do banco para relatar as reclamações dos bancários que estão participando do projeto-piloto

Nesta quinta-feira ((17), a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco para debater o Gera, programa de remuneração variável do banco que substitui o Agir.

Em um primeiro momento o banco realizou a apresentação do programa, que está em fase de testes em agências de Guarulhos (SP) e do Rio de Janeiro.

Gera

O Gera aborda pilares como autonomia, reconhecimento, simplificação e colaboração. Seu pagamento é mensal e semestral. No mensal são consideradas a produção do funcionário e a satisfação do cliente e no semestral é variável considerando a questão financeira e a satisfação do cliente.

Para o Itaú, o Gera é um Programa melhor que o AGIR, porém os representantes dos trabalhadores avaliam que as metas pioraram e se tornaram inatingíveis, o que resulta muitas vezes no aumento do assédio moral, das demissões e nos afastamento médicos. “O programa pode ser melhor, mas é preciso haver equilíbrio na cobrança das metas e levar em consideração o momento atual enfrentado, que reflete significativamente no ambiente bancário", explica o secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), Reginaldo Breda. 

Metas

De acordo com a Feeb, a cobrança das metas, assim como a reestruturação que altera as funções dos funcionários, tem gerado exaustão para a categoria, que dentre as funções acumuladas estão: aprender, executar, bater meta e atender o cliente.

Durante a reunião o movimento destacou a situação nas agências pequenas, que com a ausência do GA ou do líder de negócio, cabe ao GGA a função de operacionalizar a agência, temporizar os cofres, abastecer os caixas eletrônicos, contar o numerário oriundo dos diversos caixas eletrônicos da agência, além de entregar a meta do VAI (vendas atendimento Itaú) e ainda entregar a grave do Gera. 

A técnica de treinamento adotada também foi contestada, uma vez que coloca o trabalhador em risco ao obrigá-lo a estar na maior parte do tempo ao lado do colega de trabalho. "Chamada de técnica carrapato, o modo de aprendizado adotado vai contra as medidas de distanciamento e coloca em risco a vida do funcionário", destaca Breda. 

Senha

Um outro problema apresentado pelos bancários são as senhas que os clientes têm que pegar para serem atendidos que são por segmento e quando não há ninguém para ser atendido, os bancários da área operacional precisam realizar a função. A COE relatou, ainda, as denúncias sobre o aumento das metas de abertura de contas e de renegociação. 

Por fim, foi ressaltado pelo movimento sindical que o plano de metas e mudanças realizadas pelo banco não deveriam ser discutidas em meio à pandemia.  “Tendo em vista o momento crítico que estamos enfrentando, a pauta prioritária deveria ser a vida dos bancários e clientes”, pontua Breda. 

O banco se comprometeu a marcar uma nova reunião para responder as demandas apresentadas nesta quarta.

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados