COE Itaú conquista garantia de pontuação média aos bancários afastados durante a pandemia

25.03.2021

O banco também aceitou reduzir o horário de atendimento até às 14h e suspender visitas Na tarde de ontem (24), o banco Itaú apresentou à Comissão de Organização dos Empregados (COE) respostas às reivindicações feitas pelos trabalhadores. A principal delas foi a garantia de 25 pontos no GERA, programa de remuneração variável, para funcionários afastados […]

O banco também aceitou reduzir o horário de atendimento até às 14h e suspender visitas

Na tarde de ontem (24), o banco Itaú apresentou à Comissão de Organização dos Empregados (COE) respostas às reivindicações feitas pelos trabalhadores. A principal delas foi a garantia de 25 pontos no GERA, programa de remuneração variável, para funcionários afastados no período da pandemia do coronavírus (Covid-19) e durante os feriados antecipados, nas cidades em que isso acontecerá.

“Foi uma resposta positiva que vai ao encontro das reivindicações feitas pelo COE na reunião da semana passada. A garantia de pontuação e a redução do horário de expediente são medidas importantes para o trabalhador neste momento crítico de pandemia”, pontua Reginaldo Breda, secretário Geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

De acordo com o movimento sindical, a suspensão de visitas aos clientes externos também foi importante e contribui com a redução do risco de contaminação.

Entre as medidas de proteção ao trabalhador, o banco se comprometeu a reforçar a máscara dupla e a higienização das agências.

Feriados antecipados
Aos sindicatos com bases em cidades que tiveram feriados antecipados, o banco propôs uma operação diferenciada na rede de agências e das áreas administrativas para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e no dia 1º de abril. A aceitação deverá ser feita por entidade.

A proposta é que nesses dias haja expediente nas agências e nas áreas administrativas essenciais com equipe reduzida para prestar o atendimento indispensável. De acordo com o banco, as orientações serão passadas pelas diretorias para cada local de acordo com suas particularidades. As áreas que não exercem atividades críticas para a manutenção da operação bancária deverão adotar os feriados.

Compensação

O banco concedeu um dia de folga compensatória por feriado trabalhado. Para aqueles que não fazem marcação de ponto eletrônico, a compensação deve ser feita até o fim do ano. Para os demais, a folga deverá ser aproveitada até o fim do mês seguinte. Exemplo: quem trabalhar no dia 26, 29, 30 ou 31 de março deverá tirar a folga até 30/4. Quem trabalhar no dia 1° de abril deverá tirar a folga até 31/5. Caso esse prazo não seja respeitado, será feito o pagamento de horas extras proporcionais ao período trabalhado, com adicional de 100%.

Durante os anúncios foi lembrado que o direito a um dia de folga compensatória independe da duração da jornada no dia de feriado. Caso o colaborador trabalhe uma, duas ou seis horas, o direito será a um dia de folga. Se trabalhar em dois dias de feriado, terá dois dias de folga, independentemente da jornada cumprida em cada um desses dias. “É importante estar atento para que o dia trabalhado não exceda a jornada contratual diária do colaborador”, explica Breda.
 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados