COE Itaú e Comando Nacional se reúnem com diretor de RH do banco

27.08.2021

Mudanças do banco e demissões foram pautas centrais do encontro Nesta semana, representantes da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, se reuniram com o Comando Nacional e o Banco. Participaram pela Feeb o secretario geral Reginaldo Breda […]

Mudanças do banco e demissões foram pautas centrais do encontro

Nesta semana, representantes da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, se reuniram com o Comando Nacional e o Banco. Participaram pela Feeb o secretario geral Reginaldo Breda e o dirigente Walmir Gomes, do Sindicato dos Bancários de Santos, além dos dirigentes convidados Marcelo Abrahão, do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Vandernilson, do Sindicato de Campinas.

Entre as pautas centrais estão as mudanças recentes do banco e o aumento do número de demissões.

Os participantes debateram como as mudanças tem afetado a categoria e as relações de trabalho, os desafios para o banco com relação à concorrência, a atual conjuntura política, e consequências como o aumento do desemprego, da fome, da miséria e da população de rua.

De acordo com Reginaldo Breda, a reunião foi valida para explorar os temas acima que refletem significativamente na vida do trabalhador e da população de modo geral.

“Foi um debate importante onde colocamos em discussão nosso ponto de vista com relação à saída de muitos bancários de modo espontâneo. A leitura que fizemos e apresentamos ao RH do banco foi a de que muitos estão migrando para a concorrência por obterem melhores condições salariais e de trabalho, por exemplo”, aponta Breda.

Durante o encontro foram apresentadas ainda, as mudanças na estrutura do banco, das agências e na cultura funcional do banco. Ainda durante o encontro, bancários entregaram a pauta retirada do Encontro Nacional do Itaú e opinaram sobre as atuais condições de trabalho. “Destacamos que as condições gerais de trabalho não estão boas, como a cobrança de metas inatingíveis, falhas na comunicação com os funcionários, o adoecimento de muitos bancários também foi destacado. Muitos tem tomado remédios para poder trabalhar”, explica.

Para os funcionários, durante a mudança de cultura do banco implica principalmente no modo de olhar para seus funcionários. “É essencial que o banco melhore a sua relação com os próprios funcionários, que tem adoecido em razão do assédio moral e das cobranças excessivas”, finaliza Breda.
  

Notícias Relacionadas

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Sindicatos filiados