Comando Nacional negocia protocolos de segurança sanitária

01.02.2022

Retorno dos bancos é insuficiente para garantia da saúde Nesta segunda-feira (31), o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reuniu para tratar sobre os protocolos de segurança sanitária apresentados no dia 18 de janeiro. Em resposta, os bancos apresentaram retorno insuficiente às reivindicações. “Tivemos alguns retornos positivos, porém, a […]

Retorno dos bancos é insuficiente para garantia da saúde

Nesta segunda-feira (31), o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reuniu para tratar sobre os protocolos de segurança sanitária apresentados no dia 18 de janeiro. Em resposta, os bancos apresentaram retorno insuficiente às reivindicações. “Tivemos alguns retornos positivos, porém, a avaliação geral para a segurança da categoria é de que a resposta dos bancos continua insuficiente diante da gravidade da situação enfrentada”, destaca o secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Reginaldo Breda.

Os bancos se posicionaram quanto à garantia de testagem para trabalhadores que mantiveram contato com colegas contaminados pela Covid-19. Em caso de não haver possiblidade para realização do teste, a orientação é para que o retorno ao trabalho ocorra no 11º dia após o contato.

Sobre a situação, a Fenaban informou que os bancos enviarão comunicados aos gestores orientando o afastamento de 10 dias, com retorno somente a partir do 11º dia, no caso de não haver testes disponíveis, podendo ser reduzido para 7 dias, com retorno a partir do 8º dia, caso haja um segundo teste negativo, após o 5º dia de sintomas.

 Teletrabalho e fornecimento de máscaras

O Comando Nacional voltou a cobrar dos bancos o retorno do teletrabalho, principalmente para aqueles que possuem alguma comorbidade que possa ser agravada nos casos de contaminação pelo vírus da Sars-Cov-2.

O fornecimento de máscaras também foi cobrado mais uma vez. Em resposta os bancos alegaram que os bancários preferem usar suas próprias máscaras de pano. A exigência da distribuição de máscaras adequadas e indicadas por especialistas para a segurança do trabalhador foi novamente reivindicada pelo Comando Nacional.

Vacinas

A vacinação contra a gripe também esteve entre as reivindicações. O Comando solicitou o adiantamento da vacinação contra a gripe como forma de prevenção conta a doença e com a finalidade de evitar confusão entre a gripe e a doença, uma vez que os sintomas são muito parecidos.

De acordo com a Fenaban é possível que não haja antecipação, pois os laboratórios precisam produzir a vacina e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisa autorizar a importação. A previsão é de que a vacinação nos bancos seja realizada entre abril e junho, dependendo de quando a nova vacina ficar pronta e do tempo que a Anvisa levará para autorizar sua importação.

Dentre as reivindicações que permanecem em pauta estão:

  • Sanitização das agências e unidades administrativas com casos confirmados;
  • Exigência do passaporte da vacina dos clientes;
  • Distribuição de máscaras adequadas (PFF2/N95) para os funcionários;
  • Protocolo unificado;
  • Retomada do teletrabalho em home office;
  • Controle de acesso de clientes;
  • Redução do horário de atendimento para diminuir tempo de exposição;
  • Garantia de álcool-gel nas agências e departamentos;
  • Manutenção de marcação do distanciamento;
  • Suspensão de visitas a clientes, pelo menos neste momento de alta de casos de infecção;
  • Melhorar o atendimento da telemedicina;
  • Compromisso com a não-demissão;
  • Antecipação da vacinação contra a gripe.

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados