Comando Nacional negocia protocolos de segurança sanitária

01.02.2022

Retorno dos bancos é insuficiente para garantia da saúde Nesta segunda-feira (31), o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reuniu para tratar sobre os protocolos de segurança sanitária apresentados no dia 18 de janeiro. Em resposta, os bancos apresentaram retorno insuficiente às reivindicações. “Tivemos alguns retornos positivos, porém, a […]

Retorno dos bancos é insuficiente para garantia da saúde

Nesta segunda-feira (31), o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reuniu para tratar sobre os protocolos de segurança sanitária apresentados no dia 18 de janeiro. Em resposta, os bancos apresentaram retorno insuficiente às reivindicações. “Tivemos alguns retornos positivos, porém, a avaliação geral para a segurança da categoria é de que a resposta dos bancos continua insuficiente diante da gravidade da situação enfrentada”, destaca o secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Reginaldo Breda.

Os bancos se posicionaram quanto à garantia de testagem para trabalhadores que mantiveram contato com colegas contaminados pela Covid-19. Em caso de não haver possiblidade para realização do teste, a orientação é para que o retorno ao trabalho ocorra no 11º dia após o contato.

Sobre a situação, a Fenaban informou que os bancos enviarão comunicados aos gestores orientando o afastamento de 10 dias, com retorno somente a partir do 11º dia, no caso de não haver testes disponíveis, podendo ser reduzido para 7 dias, com retorno a partir do 8º dia, caso haja um segundo teste negativo, após o 5º dia de sintomas.

 Teletrabalho e fornecimento de máscaras

O Comando Nacional voltou a cobrar dos bancos o retorno do teletrabalho, principalmente para aqueles que possuem alguma comorbidade que possa ser agravada nos casos de contaminação pelo vírus da Sars-Cov-2.

O fornecimento de máscaras também foi cobrado mais uma vez. Em resposta os bancos alegaram que os bancários preferem usar suas próprias máscaras de pano. A exigência da distribuição de máscaras adequadas e indicadas por especialistas para a segurança do trabalhador foi novamente reivindicada pelo Comando Nacional.

Vacinas

A vacinação contra a gripe também esteve entre as reivindicações. O Comando solicitou o adiantamento da vacinação contra a gripe como forma de prevenção conta a doença e com a finalidade de evitar confusão entre a gripe e a doença, uma vez que os sintomas são muito parecidos.

De acordo com a Fenaban é possível que não haja antecipação, pois os laboratórios precisam produzir a vacina e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisa autorizar a importação. A previsão é de que a vacinação nos bancos seja realizada entre abril e junho, dependendo de quando a nova vacina ficar pronta e do tempo que a Anvisa levará para autorizar sua importação.

Dentre as reivindicações que permanecem em pauta estão:

  • Sanitização das agências e unidades administrativas com casos confirmados;
  • Exigência do passaporte da vacina dos clientes;
  • Distribuição de máscaras adequadas (PFF2/N95) para os funcionários;
  • Protocolo unificado;
  • Retomada do teletrabalho em home office;
  • Controle de acesso de clientes;
  • Redução do horário de atendimento para diminuir tempo de exposição;
  • Garantia de álcool-gel nas agências e departamentos;
  • Manutenção de marcação do distanciamento;
  • Suspensão de visitas a clientes, pelo menos neste momento de alta de casos de infecção;
  • Melhorar o atendimento da telemedicina;
  • Compromisso com a não-demissão;
  • Antecipação da vacinação contra a gripe.

Notícias Relacionadas

COE e GT de Saúde do Itaú se reúnem para debater problemas do banco

Dirigentes sindicais da Comissão de Organização dos Funcionários (COE) e Grupo de Trabalho de Saúde (GT Saúde) do Banco Itaú-Unibanco se reuniram ontem (6),  para a discussão de pautas que serão levadas para negociação com o banco. A reunião começou com a apresentação da economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Catia […]

Leia mais

Santander: Sindicatos da Feeb SP/MS participam de Dia de Luta contra demissões e fechamento de agências

Campanha em defesa aos funcionários, clientes e usuários aconteceu de forma presencial e pela internet Sindicatos filiados à Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso participaram nesta terça-feira (6) do Dia de Luta em combate às demissões e ao fechamento de agências, política adotada pelo banco Santander, que tem causado sobrecarga de trabalho, […]

Leia mais

Presidente da Feeb SP/MS participa de debates sobre proteção dos trabalhadores na Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Discussões acontecem durante 111ª Conferência da OIT, em Genebra, na Suiça O presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), David Zaia, representa a União Geral dos Trabalhadores (UGT), nos debates recorrentes sobre a proteção dos trabalhadores, que ocorrem nesta semana durante a 111ª Conferência da […]

Leia mais

Sindicatos filiados