Começa campanha pelo fim da violência contra as mulheres

22.11.2021

Jornada de lutas de 21 dias incentiva engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres Teve início sábado (20), a campanha dos 21 Dias de Ativismo. O movimento é a versão brasileira da uma atividade mundial realizada todos os anos contra a violência às mulheres. Internacionalmente a atividade começa no dia 25, […]

Jornada de lutas de 21 dias incentiva engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres

Teve início sábado (20), a campanha dos 21 Dias de Ativismo. O movimento é a versão brasileira da uma atividade mundial realizada todos os anos contra a violência às mulheres. Internacionalmente a atividade começa no dia 25, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização começou sábado (20), Dia da Consciência Negra e vai até o dia 10 de dezembro, totalizando 21 dias de jornada de luta.

“Foi uma data importante e bem pensada para início do movimento, tendo em vista que o número de violência contra mulher é ainda maior quando se trata de mulheres negras. Dentro da categoria bancária, temos lutado para combater esses números e reduzir a desigualdade entre as mulheres, sobretudo mulheres negras”, explica Elisa Ferreira, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Em destaque ao protagonismo bancário no combate à violência contra as mulheres, vale destacar os canais de atendimento às vítimas. A implantação do acordo sobre Prevenção à Violência contra a Mulher foi incorporada à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em março de 2020.

Projeto Basta
Implementado em todo o Brasil pela Contraf-CUT, o projeto busca capacitar entidades sindicais a prestar assistência jurídica gratuita a mulheres em situação de violência.

Programação de Luta
No dia 25 – Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres – será realizado um encontro organizado pela Rede UNI Mulheres Brasil para debater a ratificação da convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na discussão será ressaltada a importância de o Brasil ratificar essa convenção. O encontro será das 9h às 13h no Sindicato dos Trabalhadores em empresas de Prestação de Serviço de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana (Siemaco), na alameda Eduardo Prado, 626/648, Campos Elísios, São Paulo.

A Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho define violência e assédio como comportamentos, práticas ou ameaças que provocam danos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos contra trabalhadores e trabalhadoras.

Para participação em formato eletrônico, via Zoom, as inscrições serão aceitas mediante preenchimento dos dados contidos no link a seguir:

Inscrição aqui.

Após a inscrição será encaminhado, por e-mail, o link e senha de acesso ao evento.

 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados