Começa campanha pelo fim da violência contra as mulheres

22.11.2021

Jornada de lutas de 21 dias incentiva engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres Teve início sábado (20), a campanha dos 21 Dias de Ativismo. O movimento é a versão brasileira da uma atividade mundial realizada todos os anos contra a violência às mulheres. Internacionalmente a atividade começa no dia 25, […]

Jornada de lutas de 21 dias incentiva engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres

Teve início sábado (20), a campanha dos 21 Dias de Ativismo. O movimento é a versão brasileira da uma atividade mundial realizada todos os anos contra a violência às mulheres. Internacionalmente a atividade começa no dia 25, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização começou sábado (20), Dia da Consciência Negra e vai até o dia 10 de dezembro, totalizando 21 dias de jornada de luta.

“Foi uma data importante e bem pensada para início do movimento, tendo em vista que o número de violência contra mulher é ainda maior quando se trata de mulheres negras. Dentro da categoria bancária, temos lutado para combater esses números e reduzir a desigualdade entre as mulheres, sobretudo mulheres negras”, explica Elisa Ferreira, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Em destaque ao protagonismo bancário no combate à violência contra as mulheres, vale destacar os canais de atendimento às vítimas. A implantação do acordo sobre Prevenção à Violência contra a Mulher foi incorporada à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em março de 2020.

Projeto Basta
Implementado em todo o Brasil pela Contraf-CUT, o projeto busca capacitar entidades sindicais a prestar assistência jurídica gratuita a mulheres em situação de violência.

Programação de Luta
No dia 25 – Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres – será realizado um encontro organizado pela Rede UNI Mulheres Brasil para debater a ratificação da convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na discussão será ressaltada a importância de o Brasil ratificar essa convenção. O encontro será das 9h às 13h no Sindicato dos Trabalhadores em empresas de Prestação de Serviço de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana (Siemaco), na alameda Eduardo Prado, 626/648, Campos Elísios, São Paulo.

A Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho define violência e assédio como comportamentos, práticas ou ameaças que provocam danos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos contra trabalhadores e trabalhadoras.

Para participação em formato eletrônico, via Zoom, as inscrições serão aceitas mediante preenchimento dos dados contidos no link a seguir:

Inscrição aqui.

Após a inscrição será encaminhado, por e-mail, o link e senha de acesso ao evento.

 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados