Começa campanha pelo fim da violência contra as mulheres

22.11.2021

Jornada de lutas de 21 dias incentiva engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres Teve início sábado (20), a campanha dos 21 Dias de Ativismo. O movimento é a versão brasileira da uma atividade mundial realizada todos os anos contra a violência às mulheres. Internacionalmente a atividade começa no dia 25, […]

Jornada de lutas de 21 dias incentiva engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres

Teve início sábado (20), a campanha dos 21 Dias de Ativismo. O movimento é a versão brasileira da uma atividade mundial realizada todos os anos contra a violência às mulheres. Internacionalmente a atividade começa no dia 25, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização começou sábado (20), Dia da Consciência Negra e vai até o dia 10 de dezembro, totalizando 21 dias de jornada de luta.

“Foi uma data importante e bem pensada para início do movimento, tendo em vista que o número de violência contra mulher é ainda maior quando se trata de mulheres negras. Dentro da categoria bancária, temos lutado para combater esses números e reduzir a desigualdade entre as mulheres, sobretudo mulheres negras”, explica Elisa Ferreira, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Em destaque ao protagonismo bancário no combate à violência contra as mulheres, vale destacar os canais de atendimento às vítimas. A implantação do acordo sobre Prevenção à Violência contra a Mulher foi incorporada à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em março de 2020.

Projeto Basta
Implementado em todo o Brasil pela Contraf-CUT, o projeto busca capacitar entidades sindicais a prestar assistência jurídica gratuita a mulheres em situação de violência.

Programação de Luta
No dia 25 – Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres – será realizado um encontro organizado pela Rede UNI Mulheres Brasil para debater a ratificação da convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na discussão será ressaltada a importância de o Brasil ratificar essa convenção. O encontro será das 9h às 13h no Sindicato dos Trabalhadores em empresas de Prestação de Serviço de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana (Siemaco), na alameda Eduardo Prado, 626/648, Campos Elísios, São Paulo.

A Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho define violência e assédio como comportamentos, práticas ou ameaças que provocam danos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos contra trabalhadores e trabalhadoras.

Para participação em formato eletrônico, via Zoom, as inscrições serão aceitas mediante preenchimento dos dados contidos no link a seguir:

Inscrição aqui.

Após a inscrição será encaminhado, por e-mail, o link e senha de acesso ao evento.

 

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados