Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander negocia retorno ao trabalho e horas extras negativas

18.03.2022

Nesta sexta-feira (18), a Comissão de Organização de Empregados do Santander se reuniu com o Banco e representantes dos Recursos Humanos sindicais para negociar o retorno ao trabalho e as horas extras negativas. Durante a reunião, o banco pontou que independente da liberação do uso das máscaras por alguns estados e municípios, vai continuar exigindo […]

Nesta sexta-feira (18), a Comissão de Organização de Empregados do Santander se reuniu com o Banco e representantes dos Recursos Humanos sindicais para negociar o retorno ao trabalho e as horas extras negativas.

Durante a reunião, o banco pontou que independente da liberação do uso das máscaras por alguns estados e municípios, vai continuar exigindo por parte dos funcionários a manutenção do uso, sendo liberada apenas aos clientes se assim desejarem. A determinação é válida até nova avaliação por parte do banco.

Com relação ao retorno ao trabalho, o banco solicitou a retomada daqueles que se encontram afastados em banco e horas e home office, vacinados ou não, a partir do próximo dia 04 de abril.

O incentivo do banco para o retorno é um recurso para compra de máscara apropriada (N95). O movimento sindical por vez, vê a decisão com preocupação e solicitou ao banco cautela e análise caso a caso.

A COE encaminhou ao RH uma carta com reivindicações fundamentais a serem consideradas no caso de retorno ao trabalho, ressaltando preocupação com o retorno de pessoas com comorbidades graves, grávidas, não vacinados, entre outros.

O banco informou que a telemedicina permanece ativa e disponível ao funcionário que sentir qualquer sintoma.

Horas extras negativas

O acordo assinado com o movimento sindical prevê que a compensação das horas extras negativas seja realizada até setembro de 2022, porém o acúmulo de horas por parte dos funcionários é superior a possibilidade de compensação diária permitida.

O banco sinalizou possibilidade de extensão do prazo de compensação.  A COE pediu anistia das horas restantes ou pelo menos parte delas. A discussão do assunto deve ter continuidade nas reuniões futuras.

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados