Diante dos problemas que estão acontecendo nos planos da saúde administrados pelo Economus, sua diretoria resolveu propor um novo plano, o Economus Futuro.
Isso foi feito sem nenhuma discussão com os maiores interessados, que são os funcionários ativos e aposentados do Banco Nossa Caixa.
Desde a incorporação temos insistido na necessidade de o Banco do Brasil, como patrocinador do Economus e sucessor do Banco Nossa Caixa, estabelecer um processo de negociação com as entidades representativas dos funcionários para buscar alternativas viáveis para os planos de saúde. Infelizmente, por diversas razões, não avançamos neste caminho.
Finalmente, durante a campanha salarial deste ano, conseguimos fazer o Banco assumir o compromisso de criar uma mesa específica para discutir os problemas dos Bancos incorporados e principalmente o plano de Saúde dos funcionários oriundos da Nossa Caixa.
Uma primeira reunião já foi realizada e estamos aguardando a continuidade deste processo.
Já na primeira reunião questionamos esta atitude da Diretoria do Economus de propor um novo plano sem nenhuma discussão. Questionamos, inclusive, que este não é papel do Economus, pois quem tem que oferecer um plano de saúde para os funcionários é o Banco do Brasil.
Mas, mesmo assim, o Economus abriu uma fase de PRE-ADESÃO ao novo plano.
Muitos colegas têm nos perguntado sobre o que fazer. Embora a decisão seja de responsabilidade de cada um, nossa opinião é que devemos aguardar o resultado das negociações com o banco e só depois tomar uma decisão.
Até porque, este novo plano tem as mesmas características de qualquer plano que é oferecido no mercado, já que não tem nenhuma contrapartida do Banco e nenhum aporte de qualquer fundo, como era o FEAS.
A Federação dos Bancários de SP/MS e os seus sindicatos, juntamente com as demais entidades vão continuar pressionando o Banco para que estas negociações ondem rapidamente. Se isso não acontecer vamos discutir as próximas ações a serem tomadas na defesa dos funcionários.
Notícias Relacionadas
Feeb SP/MS aprova acordo coletivo do Banco Itaú, que regulamenta novas normas de teletrabalho e jornada de trabalho
Durante assembleia realizada nesta sexta-feira (27), bancários aprovaram novas regras para teletrabalho, controle eletrônico de jornada, banco de horas e bolsa auxílio educação. Nesta sexta-feira (27), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou uma assembleia para a votação do acordo coletivo de trabalho do Banco Itaú. O […]
Leia maisMudanças no Santander: Uniforme, Certificação CPA 20 e Atualizações de Atendimento são destaques em reunião com a COE
Banco aborda novos padrões de vestuário, impactos da transição da plataforma Van Gogh e mudanças nos requisitos de certificação para funcionários. Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (23), a Comissão de Organização e Emprego (COE) do Santander se reuniu com representantes do banco para discutir uma série de temas que impactam diretamente os funcionários. Entre […]
Leia maisFuncionamento dos bancos durante as festas de final de ano
Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]
Leia mais