Conecef discutirá defesa da Caixa e dos empregados

06.08.2021

Começa nesta sexta-feira (6) o 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal Começa nesta sexta-feira (6) o 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). O evento será realizado online e terminará no sábado (7). O tema “Em defesa da Caixa e de seus empregados. Por um Brasil melhor.” vai orientar […]

Começa nesta sexta-feira (6) o 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal

Começa nesta sexta-feira (6) o 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). O evento será realizado online e terminará no sábado (7). O tema “Em defesa da Caixa e de seus empregados. Por um Brasil melhor.” vai orientar os debates. No sábado vão ocorrer os painéis: “Democracia, direitos e vida”; “Ataques aos planos de previdência complementar”; “A meta é ter condições de trabalho e saúde”; “Caixa e seus empregados e a defesa no Congresso e na sociedade”, “A Caixa que queremos para o futuro do Brasil” e “Saúde Caixa”. 

"O CONECEF como sabemos é o mais importante espaço de construção da luta e da organização dos empregados da Caixa. Nessa 37° edição o Congresso ressalta a importância das empresas públicas e, em especial, dos bancos públicos como instrumento para fomentar o desenvolvimento do país. O produto das nossas discussões mais uma vez permitirá o enfrentamento das sérias ameaças que rondam a Caixa e seus empregados", explica Carlos Augusto Pipoca, represetante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

Participarão do Conecef como convidados Helder Maldonado, repórter especializado em música e cultura pop, e Marcos Bezzi, jornalista coautor do livro “Como o Rock Pode Ajudar Você a Empreender”. Os dois participarão da mesa “Democracia, Direitos e Vida”. Também participarão a médica Maria Maeno, pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho; Cláudia Muinhos Ricaldoni, diretora da Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar (Anapar).

Também participam Erika Kokay, deputada federal (PT-DF); Rita Serrano, representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa; Fausto Augusto Junior, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos; Leonardo Quadros, presidente da APCEF/SP e membro do GT Saúde Caixa; Alex Livramento, dirigente sindical do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região; Albucacis Castro Pereira, gestor na área de saúde e consultor da Fenae.

Os delegados inscritos antecipadamente receberam links individuais para completarem sua inscrição e terem acesso à plataforma de participação e votação. O público em geral poderá acompanhar os debates pelos canais da Contraf-CUT no Facebook e YouTube.

“Será um ótimo momento para fortalecermos o debate de luta pelos direitos e pela Caixa Pública. O Conecef abre a oportunidade para unificar propostas, orientar e mobilizar a categoria em favor do Banco Público e das garantias aos empregados da Caixa", destaca David Zaia, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Com informações: Contraf Cut 

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados