Evento reúne 180 dirigentes sindicais em Marília para dois dias de formação e debates sobre o setor bancário
A Conferência Interestadual dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul teve início nesta quarta-feira (2), em Marília, com a participação de 180 dirigentes sindicais de 22 entidades filiadas à Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS).
Na abertura, o presidente da Feeb SP/MS, David Zaia, destacou a importância do encontro diante do atual cenário político e econômico. “Vivemos tempos desafiadores e são, nestes momentos, que a força coletiva se torna ainda mais necessária”, afirmou.

A programação começou com o curso de formação sindical “Regulação da Saúde Suplementar”, conduzido pela especialista Luciana Moreira. A atividade abordou o papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os modelos de plano (privado e autogestão) e os desafios enfrentados pelos trabalhadores da categoria no acesso à saúde.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Marília e Região, Edilson Julian, que também é 2º tesoureiro da Feeb SP/MS, a realização da conferência no município marca um momento significativo para a categoria.
“É a primeira vez que Marília sedia um evento deste porte, reunindo dirigentes de todo o Estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. E começar com um curso sobre saúde suplementar foi fundamental, pois trata de um tema central na vida dos trabalhadores bancários e reforça o papel estratégico dos sindicatos na defesa desses direitos”, afirmou.

Debates por banco e definição de delegações
Após o curso, os participantes se dividiram em mesas temáticas para debater pautas específicas dos bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e privados (Bradesco, Itaú/Unibanco, Santander e Mercantil do Brasil).
Segundo o secretário da Feeb SP/MS, Reginaldo Lourenço Breda, as reuniões também têm como objetivo organizar as delegações que representarão a federação nos próximos encontros nacionais da categoria.

“As reuniões por banco definirão as nossas delegações rumo à Conferência Nacional dos Bancários, ao Conecef e ao Congresso Nacional do Bancodo Brasil”, explicou o dirigente, que também preside o Sindicato dos Bancários de Rio Claro.
Em avaliação sobre o primeiro dia da Conferência, David Zaia ressaltou os impactos da transformação digital no setor financeiro. “Com a digitalização dos serviços, 95% das operações bancárias são feitas por canais digitais. Isso tem provocado a substituição de trabalhadores por algoritmos, o que exige do movimento sindical um esforço de regulação e defesa da centralidade do ser humano no trabalho”, disse.





A Conferência Interestadual segue até esta quinta-feira (3), com novas plenárias e deliberações.
Sobre Marília – Cidade sede da Conferência Interestadual de 2025
Conhecida como a “Cidade Símbolo de Amor e Liberdade”, Marília está localizada no centro-oeste do Estado de São Paulo e possui cerca de 240 mil habitantes. O município é um dos polos econômicos e educacionais da região, com forte presença nos setores industrial, comercial e de serviços.
A cidade também tem tradição no setor alimentício — especialmente na produção de alimentos processados — e abriga universidades públicas e privadas, sendo um importante centro de formação profissional.
Fundada em 1929, Marília é considerada uma referência regional em qualidade de vida, infraestrutura urbana e organização social.
Mais informações:
Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul – Feeb SP/MS
Contato: imprensaspms@gmail.com

Ver mais fotos na galeria da home
Jornalista responsável: Andresa Gouvêa
(11) 984296364
Fotos e colaboração: Ramon Barbosa Franco (Marília, SP)
Notícias Relacionadas
UGT reúne sindicalistas em Campinas
Feeb SP/MS participa da abertura e elege delegados para conferência estadual A União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizou, nesta quinta-feira (13), em Campinas, uma plenária preparatória para a participação na II Conferência Nacional do Trabalho, reunindo dirigentes de diversas entidades sindicais do estado. A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul […]
Leia maisCategoria aprova proposta de renovação do ACT Saúde Caixa
Assembleias realizadas pelos sindicatos da base da Feeb SP/MS confirmaram a aprovação da proposta negociada entre a Caixa e o movimento sindical Os sindicatos filiados à Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) aprovaram, em assembleias virtuais encerradas às 14h desta quarta-feira (12/11), a proposta de renovação do Acordo […]
Leia maisPlenária da Feeb SP/MS esclarece proposta de renovação do ACT Saúde Caixa
As votações sobre a proposta seguem até as 14h desta quarta-feira (12/11) Empregados e empregadas da Caixa participaram, na noite desta terça-feira (11/11), da plenária convocada pela Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) para discutir a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa. […]
Leia mais