Conferência Interestadual dos Bancários reúne sindicatos em Marília para debater desafios da categoria

30.06.2025

Evento da Feeb SP/MS prepara a base sindical para a Conferência Nacional dos Bancários e fortalece a luta por direitos Nos dias 2 e 3 de julho, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realiza a Conferência Interestadual dos Bancários, na cidade de […]

Evento da Feeb SP/MS prepara a base sindical para a Conferência Nacional dos Bancários e fortalece a luta por direitos

Nos dias 2 e 3 de julho, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realiza a Conferência Interestadual dos Bancários, na cidade de Marília (SP). O encontro reunirá dirigentes de 22 sindicatos filiados à Federação para aprofundar debates sobre os desafios da categoria e preparar a atuação para a Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá em agosto.

A programação inclui cursos de formação, reuniões por bancos, debates estratégicos e construção coletiva de propostas para a Campanha Nacional dos Bancários de 2025. O curso “ANS: da Regulação aos Custos e à Contratualização na Saúde Suplementar” abre as atividades no dia 2 de julho, seguido por encontros específicos de bancos públicos e privados e jantar de confraternização.

No dia 3, a diretoria da Feeb SP/MS se reúne para consolidar propostas e aprofundar os debates que irão compor a pauta nacional da categoria.

Confira os eixos da Campanha Salarial 2025:

Os debates da Conferência Interestadual serão organizados em torno de oito eixos temáticos que irão nortear as lutas e as negociações da campanha salarial deste ano. São eles:

  1. Conjuntura internacional e nacional: crescimento do fascismo e defesa da democracia;
  2. Avanços tecnológicos, inteligência artificial e impactos no trabalho bancário;
  3. Regulação do Sistema Financeiro Nacional;
  4. Como conquistar a redução da jornada sem redução de salário;
  5. Novas formas de trabalho: terceirização e pejotização no setor bancário;
  6. Formação da classe trabalhadora;
  7. Comunicação popular na era das redes sociais;
  8. Novas formas de mobilização.

Além de preparar a categoria para os desafios atuais, as discussões da Conferência Interestadual contribuem para a construção da pauta da 27ª Conferência Nacional dos Bancários, marcada para os dias 22 a 24 de agosto.

A Conferência Interestadual faz parte de um processo de construção coletiva, que ocorre nas conferências regionais e estaduais promovidas pelas federações de todo o país. Esses encontros são fundamentais para fortalecer a base da categoria e preparar as propostas que serão levadas para a Conferência Nacional.

Para a Feeb SP/MS, a participação ativa dos sindicatos é essencial para garantir a manutenção e a ampliação dos direitos conquistados. “As conferências regionais e estaduais fortalecem a organização da categoria e contribuem diretamente para a construção da nossa pauta nacional de reivindicações”, destaca o presidente da Feeb SP/MS, David Zaia.

 

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram fim do teto e reafirmam custeio 70/30 no Saúde Caixa

Representantes criticam impacto do modelo atual sobre aposentados e reivindicam reajuste zero na contribuição Na rodada de negociação realizada nesta terça-feira (15), os representantes dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal defenderam o fim do teto de 6,5% da folha de pagamento para o custeio do Saúde Caixa. A medida é considerada fundamental para garantir o […]

Leia mais

Negociação com o BB: proposta de custeio da Cassi é considerada inviável pelas entidades

Nesta sexta-feira, 11/07, a comissão de negociação formada por entidades de representação dos funcionários se reuniu na sede da ANABB em preparação para a rodada de negociação agendada para a tarde do mesmo dia. No período da tarde ocorreu reunião com a representação do Banco do Brasil, ocasião em que foi apresentada uma proposta pelo […]

Leia mais

Pejotização e vínculo de emprego: O risco da suspensão em massa

Migalhas A suspensão das ações sobre pejotização ignora fraudes, paralisa direitos e ameaça a Justiça do Trabalho. Entenda os riscos de tratar relações desiguais como se fossem iguais. A recente decisão do STF, que suspendeu nacionalmente todos os processos judiciais sobre a licitude da contratação de trabalhadores por meio de pessoa jurídica ou como autônomos […]

Leia mais

Sindicatos filiados