Conferência Interestadual elege prioridades dos bancários da base da Federação para campanha salarial deste ano

01.07.2016

Aumento real de 5% (mais reposição da inflação referente ao período de agosto de 2015 a setembro de 2016), fim das demissões e combate à terceirização, além de saúde e segurança foram as bandeiras prioritárias definidas pelos 187 delegados na plenária final da Conferência Interestadual da Federação dos Bancarios de São Paulo e Mato Grosso […]


Aumento real de 5% (mais reposição da inflação referente ao período de agosto de 2015 a setembro de 2016), fim das demissões e combate à terceirização, além de saúde e segurança foram as bandeiras prioritárias definidas pelos 187 delegados na plenária final da Conferência Interestadual da Federação dos Bancarios de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), ocorrida na tarde desta sexta-feira (01).

Realizada nos dias 30/06 e 01/07, na Colônia de Férias da USCEESP, no bairro de Suarão, em Itanhaém, a Interestadual encerrou seus trabalhos após dois dias de intenso debate sobre conjuntura política e econômica e apresentação da Consulta Interestadual dos Bancários (clique aqui), que embasou os dirigentes para definição das prioridades dos trabalhadores da base para a campanha salarial deste ano.

Remuneração e emprego

No que se refere à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a Interestadual referendou o modelo atual. No item emprego, controle das novas formas de trabalho (exemplo: agência digital) e manutenção dos postos de trabalho no HSBC, incorporado pelo Bradesco.

Quanto à saúde, as prioridades aprovadas são: fim das metas abusivas/assédio moral e isonomia de direitos entre funcionários da ativa e afastados para tratamento de saúde. No item segurança, a Interestadual propôs a proibição da guarda das chaves e acionadores de alarme pelos funcionários.
A Conferência aprovou ainda, uma moção de repúdio ao assédio sexual e também a adoção do princípio da paridade de gênero, comprometendo-se a buscá-la incessantemente em todos os seus eventos e realizações.

Conferência Nacional

Os eixos aprovados hoje, serão enviados à 18ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece no final do mês, em São Paulo, fórum onde será definida a pauta de reivindicações da categoria.

“As resoluções da Conferência de Itanhaém serão apresentadas e defendidas na Nacional. Após a definição da pauta pela Conferência Nacional, será iniciado o processo de negociação concomitante com mobilização de toda a categoria; ou seja, bancos públicos e privados”, explica Jeferson Boava, vice-presidente da Federação.

 
Para ler a moção de repúdio ao assédio sexual, clique aqui 

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados