Os participantes do Banesprev puderam acompanhar pela internet na noite da segunda-feira (13) um debate transparente de ideias em torno do Fundo Banespa, com objetivo de expor as propostas para que todos pudessem conhecer melhor a experiência e o perfil de cada candidato. O evento foi iniciativa da chapa 'Banesprev Somos Nós', e ocorreu no auditório da Afubesp, no centro de São Paulo, com mediação do presidente licenciado da Afubesp e atual coordenador da Rede Brasil Atual, Paulo Salvador.
Infelizmente, nem todos os candidatos estiveram presentes. A chapa oponente não aceitou o convite formal feito pelos organizadores na semana do dia 20 de dezembro de 2013, e não justificou ausência no debate. Assim, participaram do debate toda a chapa 'Banesprev Somos Nós' – Walter Oliveira (diretoria financeira), Shisuka Sameshima (diretoria administrativa), Márcia Campos e Stela (Comitê de Investimentos) – e o candidato independente Jorge Beck (diretoria administrativa).
Cada candidato teve um tempo entre dois a três minutos para se apresentar, comentar sobre propostas e responder às perguntas do mediador e dos internautas. O primeiro questionamento feito por Paulo Salvador aos candidatos foi sobre a atual situação do Banesprev. "Recebemos muitas perguntas nas nossas andanças. Hoje, a maior dificuldade que existe é na comunicação com os participantes", disse.
A participação de quem estava assistindo de casa foi essencial: quem enviou perguntas teve seus questionamentos respondidos em tempo real pelos candidatos. Uma destas questões buscava entender as causas do déficit do Plano II, por exemplo, e foi devidamente respondida por pessoas que entendem realmente dos problemas pelos quais os planos deficitários passam e se empenham em suas resoluções.
O processo eleitoral do Banesprev ocorre na primeira quinzena de fevereiro, por internet e Correio. Vote e legitime seus representantes! Os assuntos relacionados ao Fundo Banespa afetam a vida de todos os seus participantes e assistidos.
Representação – Stela, candidata ao Comitê de Investimentos junto com Márcia Campos, ressaltou a importância da reflexão dos participantes e assistidos na escolha de seus representantes. "O Banesprev é uma das coisas mais caras para nós, oriundos do Banespa. Temos de ver quem está comprometido com a perenidade do nosso Fundo. O ativo de hoje é o aposentado de amanhã, então não tem essa de aposentado votar em aposentado e trabalhador da ativa votar em quem é da ativa", pontuou.
A linha de raciocínio foi reiterada por Márcia Campos: "Tivemos até 2009 gestões com pessoas capacitadas tecnicamente, comprometidas com a luta. As questões de déficit foram discutidas, inclusive em Brasília, nesta época. Não vimos esta atuação nas duas últimas gestões. É preciso conduzir outro tipo de negociação, outra capacidade de resposta ao momento delicado que vivemos", disse a candidata que é atualmente suplente do Comitê.
Para a candidata à Diretoria Administrativa, Shisuka Sameshima, só militância política não é o suficiente para fazer uma boa gestão. "Precisamos saber como a empresa funciona, qual é o papel de cada representante. É preciso conhecimento técnico e político, juntos. Não adianta saber só uma coisa e não conseguir representar o participante", afirmou. Jorge Beck, candidato ao mesmo cargo, reconheceu a experiência e grande conhecimento dos integrantes da chapa, além de expor o compromisso de sua candidatura.
Walter Oliveira, candidato à diretoria financeira, discorreu sobre a situação delicada dos déficits e reforçou o compromisso da chapa na defesa de todos os planos e na representação de todos os participantes. O dirigente, que é atualmente coordenador do Comitê Gestor do Plano II, pediu atenção às publicações da campanha, onde constam as propostas, além de um próximo focado nas questões do plano II. "Estamos abertos a discutir nas cidades, não só em época de campanha. A gente não foge do debate."
Próximos programas – Os candidatos irão tirar as dúvidas dos participantes em programas com transmissão ao vivo nos próximos dias 20 e 27 de janeiro. A chapa 'Banesprev Somos Nós' tem apoio da Afubesp, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Contraf-CUT, Fetec-SP e Feeb-SP/MS.
Veja aqui vídeo com a íntegra do debate.
Fonte: Letícia Cruz – Afubesp
Foto: Dorival Elze
Notícias Relacionadas
Representantes dos empregados cobram da Caixa informações sobre tesoureiros, avaliadores de penhor e caixas
Em ofício, representantes dos empregados destacam que o banco extrapolou o prazo para informações necessárias aos debates da mesa de negociação A Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), encaminhou nesta quinta-feira (24) um ofício à direção do banco para cobrar informações sobre caixas, tesoureiros e avaliadores de penhor. A entidade reforça que em reunião com a CEE, […]
Leia maisSantander ataca estatuto da Cabesp e conselheiros eleitos com ação judicial
A disputa entre o Santander e a Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) chegou ao âmbito judicial, após o banco insistir na indicação ao Conselho Fiscal de uma pessoa que não atende ao requisito de ser associada à Cabesp por, no mínimo, dois anos. Os conselheiros eleitos desconsideraram a […]
Leia maisFeeb SP/MS promove consulta junto aos caixas e tesoureiros da Caixa Econômica Federal
Pesquisa busca levantar dados essenciais para fortalecer as negociações específicas no âmbito do CONECEF, com reunião marcada para o dia 29/10 A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) inicia, a partir desta terça-feira (22/10), uma consulta dirigida aos trabalhadores da Caixa Econômica Federal que atuam como […]
Leia mais