Congressos Nacionais dos bancos públicos prestam homenagem a Jeferson Boava e às vítimas da Covid 19

09.08.2021

Dirigente representante da Feeb SP/MS, Ana Stela, ressalta a falta de combate efetivo por parte do governo federal Tiveram início na última sexta-feira (06), os Congressos Nacionais dos bancos públicos. Uma abertura conjunta entre os Bancários do Banco da Amazônia (Basa), Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e […]

Dirigente representante da Feeb SP/MS, Ana Stela, ressalta a falta de combate efetivo por parte do governo federal

Tiveram início na última sexta-feira (06), os Congressos Nacionais dos bancos públicos. Uma abertura conjunta entre os Bancários do Banco da Amazônia (Basa), Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal ocorreu com transmissão ao vivo pela internet.
Os congressos nacionais são promovidos anualmente pelo Comando Nacional dos Bancários e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A agenda nacional é apoiada pelas comissões de trabalhadores de cada um dos bancos e pela Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES) e pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

Homenagem às vítimas da Covid-19
A abertura contou com momento de homenagem às vítimas da Covid 19, em especial ao companheiro sindical Jeferson Boava, presidente da Feeb SP/MS, que veio à óbito em junho deste ano, por complicações causadas pela Covid-19.

“Um companheiro valoroso, um militante aguerrido das causas dos trabalhadores, da classe trabalhadora, um companheiro que estaria aqui conosco aqui hoje nesta abertura se o governo Jair Bolsonaro não tivesse agido de forma genocida, criminosa e se tivesse comprado vacina. Fazemos a abertura deste Congresso com a homenagem a esse companheiro tão importante, tão aguerrido na luta pela defesa dos bancos públicos, da classe trabalhadora, dos direitos, das empresas públicas e de um país pra todos e todas”, destacou Juvandia Moreira Archives, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Veja aqui vídeo da homenagem na íntegra

Para falar em nome da Federação dos Bancários dos Sindicatos dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul foi convidada a diretora do Sindicato dos Bancários de Campinas, Ana Stela Alves de Lima. “É uma honra e uma tristeza estar aqui nesta noite representando o companheiro Jeferson, a quem deveria estar aqui fazendo essa saudação, infelizmente não foi possível. Sentimos sua falta na luta, no companheirismo e no dia-a-dia do movimento sindical. Essas perdas que muitos de nós brasileiros sofremos com as idas precoces, marcam a vida e o coração das pessoas”, destaca.

A falta de combate efetivo por parte do governo federal foi ressaltada durante a fala da dirigente. Aqueles milhares de brasileiros que perderam alguém próximo sabem que uma semana antecipada de vacina pode mudar a vida de todo um grupo e uma família”, protesta a representante em nome da categoria e do companheiro Jeferson Boava.
“Nosso grande anseio é que a luta realmente continue. Temos que fazer um esforço para que os bancos públicos continuem públicos e para que eles possam num futuro próximo exercer o papel que lhes cabe, que é o de fazer a diferença no sistema financeiro”, saudou Ana Stela.


Ana Stela durante homenagem ao companheiro de luta sindical, Jeferson Boava 

Durante a abertura a solidariedade dos representantes dos bancos públicos se estendeu a todos os familiares dos bancários que sofreram tanto durante a pandemia. As falas ressaltaram ainda, a indignação da classe pelo ato deliberado do governo de não comprar vacinas e de atacar as empresas publicas.

Programação
No sábado e no domingo os congressos seguiram com uma programação de luta por questões específicas de cada um dos bancos e pelo debate da importância da defesa do papel dos bancos públicos para o desenvolvimento social e econômico, com fortalecimento do papel do Estado e das políticas públicas do país.

Sábado, 7 de agosto ocorreu o 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa. Confira aqui.

Domingo, 8 de agosto, foi a vez dos bancários do Banco do Brasil, participarem do 32º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. Confira aqui.

 

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados