Conquista: Bancários terão prioridade na vacinação contra Covid-19

06.07.2021

Informação foi anunciada pelo ministério da Saúde na tarde desta terça-feira (6) O Ministério da Saúde informou no começo da tarde desta terça-feira (6) a inclusão da categoria bancária entre as prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. De acordo com o […]

Informação foi anunciada pelo ministério da Saúde na tarde desta terça-feira (6)

O Ministério da Saúde informou no começo da tarde desta terça-feira (6) a inclusão da categoria bancária entre as prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. De acordo com o Ministério, até o final da semana o informe técnico será formalizado com a inclusão dos bancários e dos trabalhadores dos Correios.

O presidente da FEEB-SP/MS, David Zaia, comemora a medida e reforça a participação de sindicatos e federações na luta pela priorização da vacina para a categoria. "Uma conquista de toda a categoria bancária que, por meio de seus sindicatos e federações, mobilizaram esforços nesse sentido". afirma.

Zaia enalteceu, ainda, o papel fundamental dos bancários durante a pandemia, por permanecerem na linha de frente, mediante decreto que estabelece a atividade bancária como essencial. "A categoria está na linha de frente desde o início da crise sanitária. Os trabalhadores colocaram suas vidas e de seus familiares em risco. Portanto, essa é uma conquista fundamental para todos os bancários e bancárias", completa. 

Inclusão dos bancários nas prioridades do Plano Nacional de Imunização é conquista da categoria

A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul protocolou, em maio,
um ofício junto ao governo do estado, solicitando a inclusão da categoria no plano estadual de imunização. O documento, apresentado ao governador João Doria e ao secretário da Casa Civil Cauê Macris, apontava a relevância da categoria durante a crise sanitária e os riscos a que estão submetidos no atendimento presencial.

Nos municípios, sindicatos da base formalizaram junto às prefeituras e câmaras pedido para a priorização dos trabalhadores também nos planos municipais, com base no decreto federal 10.329/2020, que estabelece os serviços bancários como essenciais.

Em junho, a Câmara dos deputados aprovou projeto de lei que relaciona grupos prioritários para imunização, o que inclui bancários e outras quatro categorias.

Como o texto dependeria, também, de votação no Senado Federal, representantes dos movimentos sindicais protocolaram pedido junto ao presidente Rodrigo Pacheco e às lideranças da casa. 

Notícias Relacionadas

Santanderprevi: Alteração de perfil de investimento pode ser feita até 18 de março

Participantes têm prazo para ajustar preferências de investimento, com vigência a partir de 1º de abril Os participantes do Santanderprevi têm até o dia 18 de março para alterar seu perfil de investimento, com vigência a partir de 1º de abril. Se nenhuma mudança for solicitada, o perfil será mantido. Os perfis disponíveis são conservador […]

Leia mais

Representantes da Feeb SP/MS prestigiam homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Bancários de Campinas

Sessão na Câmara Municipal de Campinas celebrou a data com a presença de autoridades políticas, sindicalistas e membros da comunidade Representantes da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram da homenagem feita pela Câmara dos Vereadores de Campinas ao Sindicato dos Bancários de […]

Leia mais

SANTANDER: Banco anuncia avanços em reunião com representantes dos funcionários

Negociações com a COE avança em medidas de benefício e capacitação O Santander anunciou nesta quinta-feira (22), durante a reunião com representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE) Santander, avanços em medidas que beneficiam os funcionários. O encontro ocorreu em formato híbrido e contou com a participação de representantes dos funcionários e do banco. […]

Leia mais

Sindicatos filiados