Conquista: Bancários terão prioridade na vacinação contra Covid-19

06.07.2021

Informação foi anunciada pelo ministério da Saúde na tarde desta terça-feira (6) O Ministério da Saúde informou no começo da tarde desta terça-feira (6) a inclusão da categoria bancária entre as prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. De acordo com o […]

Informação foi anunciada pelo ministério da Saúde na tarde desta terça-feira (6)

O Ministério da Saúde informou no começo da tarde desta terça-feira (6) a inclusão da categoria bancária entre as prioridades do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. De acordo com o Ministério, até o final da semana o informe técnico será formalizado com a inclusão dos bancários e dos trabalhadores dos Correios.

O presidente da FEEB-SP/MS, David Zaia, comemora a medida e reforça a participação de sindicatos e federações na luta pela priorização da vacina para a categoria. "Uma conquista de toda a categoria bancária que, por meio de seus sindicatos e federações, mobilizaram esforços nesse sentido". afirma.

Zaia enalteceu, ainda, o papel fundamental dos bancários durante a pandemia, por permanecerem na linha de frente, mediante decreto que estabelece a atividade bancária como essencial. "A categoria está na linha de frente desde o início da crise sanitária. Os trabalhadores colocaram suas vidas e de seus familiares em risco. Portanto, essa é uma conquista fundamental para todos os bancários e bancárias", completa. 

Inclusão dos bancários nas prioridades do Plano Nacional de Imunização é conquista da categoria

A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul protocolou, em maio,
um ofício junto ao governo do estado, solicitando a inclusão da categoria no plano estadual de imunização. O documento, apresentado ao governador João Doria e ao secretário da Casa Civil Cauê Macris, apontava a relevância da categoria durante a crise sanitária e os riscos a que estão submetidos no atendimento presencial.

Nos municípios, sindicatos da base formalizaram junto às prefeituras e câmaras pedido para a priorização dos trabalhadores também nos planos municipais, com base no decreto federal 10.329/2020, que estabelece os serviços bancários como essenciais.

Em junho, a Câmara dos deputados aprovou projeto de lei que relaciona grupos prioritários para imunização, o que inclui bancários e outras quatro categorias.

Como o texto dependeria, também, de votação no Senado Federal, representantes dos movimentos sindicais protocolaram pedido junto ao presidente Rodrigo Pacheco e às lideranças da casa. 

Notícias Relacionadas

Bancários aprovam acordos de trabalho do Santander

97,18% dos funcionários aprovaram o acordo com o banco Bancários do banco Santander de todo o país aprovaram, nesta quinta-feira (22), com 97,18% dos votos, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) geral dos funcionários, aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, o ACT do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) e […]

Leia mais

Negociação dos Financiários continua sem avanços

Financeiras apresentam proposta abaixo da expectativa da categoria Representantes dos Financiários e a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) se reuniram nesta quinta-feira (22) para dar continuidade às negociações da campanha salarial da categoria. A pauta de reivindicações da categoria, com data-base em 1º de junho, foi entregue no dia 15 […]

Leia mais

Bancários do Santander participam de Assembleia nesta quinta-feira (22/9)

Votação acontece em plataforma eletrônica das 8h às 20h Nesta quinta-feira (22), bancários do Santander de todo o país participam de Assembleias para avaliar o Acordo Coletivo de Trabalho, o Acordo Coletivo de Trabalho sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PPRS) e o Termo de Relações Laborais, todos com validade por dois anos. Os […]

Leia mais

Sindicatos filiados