Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais
A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. Para responder basta acessar esse link.
O Comando Nacional definiu metas por federações. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS), será responsável por 4,7% da meta estipulada, o que significa que 2.341 questionários deverão ser respondidos. “É muito importante a participação de todos para a preservação do processo democrático. Para isso, contamos com ampla dedicação dos nossos sindicatos, visando que o maior número de respostas seja alcançado, de modo que a categoria seja plenamente representada em todas as localidades”, enfatiza David Zaia, presidente da Feeb SP/MS.
Neste ano, a consulta inclui um questionamento sobre o endividamento e a inadimplência da categoria. De acordo com o movimento sindical, os dados apontam que, no encerramento de 2023, 77,8% das famílias possuíam dívidas e 29,5% possuíam dívidas em atraso. O objetivo é avaliar o cenário na categoria e encontrar a solução para o problema.
Entenda
Os resultados serão compilados e se somarão às resoluções das conferências estaduais e regionais, além daquelas definidas nos encontros nacionais específicos dos trabalhadores de bancos públicos e de bancos privados. As pautas serão debatidas na Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada do dia 7 ao dia 9 de junho, com o objetivo de definir a pauta de reivindicações de 2024.
Após ser aprovada em assembleias realizadas por sindicatos de todo o país, a pauta será encaminhada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para dar início às negociações da Campanha Nacional. O objetivo é renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos dos bancos, uma vez que as vigências dos mesmos se encerram no dia 31 de agosto. A data-base da categoria é 1º de setembro.
A Feeb SP/MS foi a primeira Federação a realizar a Conferência Interestadual. Os debates ocorreram nos dias 11 e 12 de abril, em Nazaré Paulista e resultou na aprovação de pautas a serem apresentadas na Campanha Nacional. Confira aqui as definições.
Notícias Relacionadas
Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano
Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]
Leia maisTutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil
Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]
Leia maisProposta sobre o Plano de Saúde dos Aposentados do Itaú é Encaminhada ao Banco
Reunião entre COE Itaú e aposentados resultou em proposta para revisão dos custos e condições do plano de saúde; nova negociação com o banco está agendada para 13 de janeiro. Na última quinta-feira, 19 de dezembro, uma reunião entre os membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e um grupo representativo de […]
Leia mais