Debates acontecem de 1º a 3 de outubro na República Domicana
O encontro, que acontece até sexta-feira (3), reúne lideranças de governos, empregadores e trabalhadores de todo o continente, com a missão de discutir os principais desafios do mercado de trabalho, avaliar avanços conquistados e construir propostas conjuntas que garantam trabalho decente e justiça social.
Abertura com participação brasileira
Na abertura, o ministro Luiz Marinho defendeu justiça social, fortalecimento da democracia e políticas públicas inclusivas. Ele destacou que as democracias nas Américas enfrentam ameaças, agravadas por desigualdades e crises sobrepostas.
“A democracia não se sustenta apenas em eleições. Ela depende de alimentação, segurança, trabalho, moradia, educação e saúde”, afirmou.
Marinho apresentou iniciativas do governo brasileiro, como a Lei de Igualdade Salarial e o projeto que regulamenta o trabalho por aplicativos, além de ações no âmbito do G20, como a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a adesão à Coalizão Internacional pela Igualdade de Pagamento (EPIC).
A cerimônia também contou com a presença do presidente da República Dominicana, Luis Abinader, e do diretor-geral da OIT, Gilbert Houngbo, que ressaltaram a importância da proteção social, do diálogo e da geração de empregos de qualidade.
Pauta da reunião
Durante os três dias de debates, as delegações discutem questões estratégicas que impactam o futuro do trabalho nas Américas, como:
• Geração de empregos, proteção social e desenvolvimento sustentável;
• Fortalecimento da democracia, dos direitos fundamentais e do diálogo social;
• Transição justa diante das mudanças sociais e climáticas;
• Políticas públicas voltadas à qualificação e formação profissional.
Segundo Maria Leiza, diretora de Finanças, a presença sindical em espaços internacionais é fundamental:
“O diálogo promovido pela OIT é fundamental para que possamos avançar em pautas como igualdade de oportunidades, transição justa e proteção social. O Brasil tem dado passos importantes, mas sabemos que ainda há muito a conquistar. Nosso papel é garantir que a voz dos trabalhadores brasileiros esteja presente e respeitada nesse espaço internacional.”
O vice-presidente da CONTEC, Edson Santos, reforçou a importância da participação da entidade:
“A presença da CONTEC nesta reunião demonstra nosso compromisso em contribuir com soluções para os desafios do mundo do trabalho nas Américas. Precisamos fortalecer o diálogo tripartite e ampliar a cooperação entre países, governos e sindicatos, para avançarmos de forma concreta em políticas que assegurem dignidade, trabalho decente e justiça social para todos os trabalhadores.”
Fonte: Contec, com informações da OIT e MTE
Notícias Relacionadas
Eleições da Cabesp começam no dia 18 de novembro
Associados poderão votar até o dia 27 pelo portal da Caixa Beneficente, escolhendo diretores e membros do Conselho Fiscal A Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) realizará suas eleições entre os dias 18 e 27 de novembro de 2025. O processo terá início à 0h01 do dia 18 (terça-feira) […]
Leia maisFuncionários denunciam pressão e adoecimento nas unidades; sindicatos reforçam defesa por condições dignas de trabalho
Mobilizações cobraram fim das metas inatingíveis e denunciaram o adoecimento causado pela pressão no ambiente de trabalho Sindicatos filiados à Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram, nesta quarta-feira (5), do Dia Nacional de Luta contra as metas abusivas impostas pelo Banco do […]
Leia maisBancários realizam Dia Nacional de Luta contra abusos do Santander em todo o país
Mobilizações denunciaram fechamento de agências, demissões e contratações fraudulentas; movimento sindical cobra respeito e valorização dos trabalhadores Os funcionários e funcionárias do Santander realizaram, nesta terça-feira (4), o Dia Nacional de Luta, com mobilizações em todo o país. As manifestações reuniram bancários e bancárias em protesto contra o fechamento de agências, as demissões e a […]
Leia mais
