
Conheça os temas que serão debatidos nas conferências regionais e estaduais da categoria bancária
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) divulgou os eixos temáticos das discussões que irão nortear os debates das conferências regionais e estaduais deste ano. Mesmo não sendo um ano de campanha salarial, as conferências seguem como espaços fundamentais de organização, fortalecimento e troca de informações para subsidiar a atuação dos dirigentes sindicais nas mesas de negociação com os bancos.
Avanços tecnológicos, regulação do Sistema Financeiro Nacional e novas formas de mobilização estão entre os oito temas prioritários que já estão sendo debatidos de norte a sul do país, nas 11 federações representadas pelo Comando Nacional dos Bancários.
As conferências começaram no final de maio, com a Federação das Trabalhadoras e dos Trabalhadores no Ramo Financeiro do Estado do Rio de Janeiro (Federa-RJ), e seguem em andamento pelas demais federações. A conferência da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) será realizada nos dias 1 e 2 de julho, na cidade de Marília.
Confira o calendário de Conferências 2025:
Além de preparar a categoria para os desafios atuais, as discussões regionais e estaduais também contribuem para a construção da pauta da 27ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada de 22 a 24 de agosto deste ano.
A importância das conferências
“As conferências regionais e estaduais fazem parte de um conjunto de ações para garantir a representatividade da categoria nas mesas de negociação com os bancos e que culminam na Conferência Nacional. A Consulta Nacional dos Bancários, que realizamos todos os anos, por exemplo, faz parte dessas ações. Em todas essas instâncias nós vamos construindo as pautas que são fundamentais na luta da categoria bancária pela manutenção dos direitos conquistados há três décadas na CCT e para avançarmos em novos direitos”, explica Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários.
Temas em debate
A Feeb SP/MS reforça a importância da participação ativa dos bancários e bancárias nestes espaços de construção coletiva. As conferências são oportunidades para debater os desafios da categoria, propor soluções e fortalecer a luta por melhores condições de trabalho e manutenção de direitos.
Fique atento ao calendário e participe!
Fonte: Contraf-CUT, com edição Feeb SP/MS
Notícias Relacionadas
Trabalhadores cobram fim do teto e reafirmam custeio 70/30 no Saúde Caixa
Representantes criticam impacto do modelo atual sobre aposentados e reivindicam reajuste zero na contribuição Na rodada de negociação realizada nesta terça-feira (15), os representantes dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal defenderam o fim do teto de 6,5% da folha de pagamento para o custeio do Saúde Caixa. A medida é considerada fundamental para garantir o […]
Leia maisNegociação com o BB: proposta de custeio da Cassi é considerada inviável pelas entidades
Nesta sexta-feira, 11/07, a comissão de negociação formada por entidades de representação dos funcionários se reuniu na sede da ANABB em preparação para a rodada de negociação agendada para a tarde do mesmo dia. No período da tarde ocorreu reunião com a representação do Banco do Brasil, ocasião em que foi apresentada uma proposta pelo […]
Leia maisPejotização e vínculo de emprego: O risco da suspensão em massa
Migalhas A suspensão das ações sobre pejotização ignora fraudes, paralisa direitos e ameaça a Justiça do Trabalho. Entenda os riscos de tratar relações desiguais como se fossem iguais. A recente decisão do STF, que suspendeu nacionalmente todos os processos judiciais sobre a licitude da contratação de trabalhadores por meio de pessoa jurídica ou como autônomos […]
Leia mais