
186 pessoas entre convidados e delegados dos 23 sindicatos da base da Federação estão participando do evento (145 homens e 41 mulheres), que irá debater durante dois dias hoje e sexta-feira (01 de julho), a conjuntura e os desafios para a Campanha Salarial deste ano e eleger os eixos prioritários para construção da minuta de reivindicações da categoria
Teve início na manhã desta quinta-feira (30), a Conferência Interestadual dos Bancários 2016, da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), na Colônia de Férias da USCEESP, no bairro de Suarão, em Itanhaém.
A mesa de abertura foi formada por Rumiko Tanaka, representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), Simone Andrade Gerosa, Presidente do Sindicato dos Bancários de Andradina e Região, Angela Ulices Savian, Presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, Mauri Sérgio Martins, representando a Confederação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Dejair Besson, Presidente da USCEESP, Sidnei Corral, representando a UGT, por Reginaldo Breda, Secretário Geral da Federação e pelo Presidente, deputado estadual Davi Zaia.
Os participantes da mesa saudaram os presentes e explicitaram suas preocupações com a conjuntura política e econômica do país e a forma como ela afetará a campanha salarial deste ano. Rumiko Tanaka em sua breve explanação falou sobre as mudanças ocorridas na sociedade e a importância de adequação do movimento sindical e conclamou os dirigentes a elaborarem novas cláusulas contemplando a diversidade e os transsexuais, o assédio moral que ainda é um dos principais problemas enfrentado pelos bancários e também as novas tecnologias, que vem avançando rapidamente e requer respostas com a mesma velocidade. Sidnei Corral declarou aos presentes sua preocupação com o negociado sobre o legislado (predominância do consenso nas mesas de negociação entre patrões e representantes, substituindo o que está previsto na lei), o que de acordo com ele, vem avançando nas mesas de negociações e representará um desafio para categoria na campanha salarial deste ano.
Na sequência iniciou-se o debate de conjuntura que contou com as explanações do professor Waldir Quadros, do CESIT (Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho) e Davi Zaia, o primeiro, sobre a crise econômica e o segundo, sobre a crise política.
"Se o Brasil entrasse numa rota de PIB zero e parasse de cair já seria positivo. O cenário atual é de paralisia econômica. Já são 02 anos de recessão e a fase de fazer cortes de custos já passou. O momento agora para a maioria das empresas é de constatar se sobrevive a crise. Agora é ou vai ou fecha", avaliou Quadros.
Zaia, avalia que, com a consolidação do impeachment, a conjuntura política tenderá a passar por um "rearranjo de forças", com partidos que antes apoiavam Michel Temer deixando de apoiar e vice-versa. "O governo Temer, se conseguir estabilizar a economia já terá cumprido seu papel, lhe cabendo conduzir o país às novas eleições em 2018, pois esse é o caminho constitucional. Qualquer coisa fora disso aí, sim será considerado golpe. A única forma de se realizar novas eleições agora seria se Dilma, Temer, todos deputados renunciassem. Alguém aqui acha que isso seria factível?", indagou o presidente da Federação.
Na sequência, os dirigentes votarão o Regimento Interno da conferência e também haverá as palestras do DIEESE, com a economista Vivian Machado apresentando os resultdos dos bancos, novas tecnologias e os resultados das negociações ocorridas no 1º semestre de 2016 e também do economista Keyton Pedreira, CEO da Buscaprev, simulador de previdência privada, apresentando "Previdência Publica: desafios".
Notícias Relacionadas
Participante do SantanderPrevi poderá acessar saldo por aplicativo
A diretoria do banco Santander informou aos participantes do SantanderPrevi, que os saldos a partir de agora já podem ser acessados também no aplicativo do banco, ou seja, além do portal www.santanderprevi.com.br, os participantes terão nova opção de acesso. “É positiva a extensão de possibilidades de acesso à consulta da previdência, isso demonstra mais transparência […]
Leia maisSantander informa alteração na nomenclatura dos cargos
Informação foi transmitida para os representantes dos trabalhadores Representantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander foram convocados pelo banco para uma reunião emergencial, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (22). Na ocasião, responsáveis pelo setor de recursos humanos do banco, informaram que o Santander fará alteração na nomenclatura dos cargos. A nova nomenclatura […]
Leia maisCOE Itaú cobra o fim das demissões e reivindica mais contratações
Movimento sindical quer acompanhar de perto processo de realocação dos trabalhadores envolvidos nos fechamentos das agências A Comissão de Organização dos Empregados (COE) se reuniu na última quinta-feira (16), com a direção do Itaú, no Centro Empresarial (Ceic), em São Paulo, para cobrar o fim das demissões, dos fechamentos das agências e reivindicar mais contratações. […]
Leia mais