Defesa pela democracia e a volta da reforma agraria marcam a 7ª Marcha das Margaridas

16.08.2023

Marcha foi realizada em Brasília nos dias 15 e 16 de agosto e contou com mais de 150 mil mulheres A 7ª Marcha das Margaridas, realizada nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16), em Brasília, reuniu a presença de mais de 150 mulheres. A Marcha das Margaridas acontece a cada quatro anos, desde 2000, e constrói […]

Marcha foi realizada em Brasília nos dias 15 e 16 de agosto e contou com mais de 150 mil mulheres

A 7ª Marcha das Margaridas, realizada nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16), em Brasília, reuniu a presença de mais de 150 mulheres. A Marcha das Margaridas acontece a cada quatro anos, desde 2000, e constrói pauta de políticas públicas voltada para a garantia da igualdade de direitos às mulheres. Neste ano, um documento contendo as reivindicações das margaridas foi entregue ao poder Executivo em julho. Em resposta, o governo Lula apresentou, hoje, medidas em resposta aos pedidos. Confira:

Feeb SP/MS presente 

  • Até 2026, a entrega de 90 mil Quintais Produtivos das Mulheres Rurais em todo o Brasil, programa de promoção da segurança alimentar e nutricional e da autonomia econômica.
    •             Retomada da Reforma Agrária com prioridade para as mulheres rurais – oito novos assentamentos, 5.711 novas famílias assentadas e 40 mil famílias regularizadas.
    •             Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais – que garante acesso à documentação, à titulação conjunta da terra e ao território às mulheres, para que possam viver com dignidade, tendo assegurados seus direitos civis, políticos e sociais.
    •             Lavanderias Coletivas – projeto piloto com a instalação de nove unidades em assentamentos em três estados do Nordeste (Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará).
    •             Criação da Comissão Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo (CNEVC).
    •             Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios – decreto tem como objetivo prevenir todas as formas de discriminações, misoginia e violências de gênero contra as mulheres por meio de ações intersetoriais.
    •             Bolsa Verde – decreto retoma o Programa de Apoio à Conservação Ambiental que prevê um pagamento a famílias inseridas em áreas a serem protegidas ambientalmente e que se enquadrem em situação de baixa renda. Antes, o pagamento por família era de R$ 300. Agora passa a ser de R$ 600.
    •             Participação Social – decreto institui a Comissão Nacional dos Trabalhadores Empregados Rurais.

Defesa da democracia

A Marcha das Margaridas é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em parceria com Federações, Sindicatos filiados e organizações parceiras.

Representantes da Feeb SP/MS dos Sindicatos dos Bancários de Campinas e São José dos Campos presentes na 7 ª Marcha das Margaridas

Além da grande marcha, o evento foi marcado por ações em defesa da democracia, com palestras, rodas de conversa, oficinas e feiras.

A Marcha das Margaridas é uma manifestação realizada desde 2000 por mulheres trabalhadoras rurais do Brasil em busca de direitos trabalhistas e uma das maiores mobilizações politicas da América Latina em prol da garantia da igualdade de direitos.

Evento é marcado por ações em defesa da democracia, com palestras,

rodas de conversa, oficinas e feiras

“Mulheres das águas, das florestas, do campo e da cidades estão aqui, reunidas, marchando pela equidade de gênero, lutando por seus direitos. Brasília esta florida”, falou Elisa Ferreira, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS).

Fotos: Débora Machado

Notícias Relacionadas

Campanha Salarial: Trabalhadores Reivindicam Melhores Condições de Trabalho e Inclusão

Movimento sindical exige aumento de contratações, cumprimento da cota e garantia de acessibilidade para melhorar condições de trabalho e ascensão profissional de pessoas com deficiência Trabalhadores iniciaram mais uma mesa de negociação da Campanha Nacional nesta quinta-feira (18). Com o tema “Saúde e Condições de Trabalho”, membros do Comando Nacional dos Bancários cobraram da Comissão […]

Leia mais

5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência avança na retomada das discussões e direitos

Letícia Françoso, representante da Feeb SP/MS lidera delegação do Estado de São Paulo na conferência que marcou a retomada das discussões nacionais sobre os direitos das pessoas com deficiência A 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que teve como tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência […]

Leia mais

Feeb SP/MS realiza plenária sobre descomissionamento dos caixas do BB

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso (Feeb SP/MS) realiza na próxima segunda-feira (22/07), uma plenária on-line, às 18h30, para bancários do Banco do Brasil. O objetivo é esclarecer a recente decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Brasília, que cassou, a liminar que mantinha o […]

Leia mais

Sindicatos filiados