Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa será em 7 de outubro

03.10.2025

Mobilização nacional pressiona a Caixa por avanços na renovação do ACT e pela preservação de um plano de saúde justo e sustentável para empregados e aposentados. A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), junto às demais entidades sindicais, participará no próximo dia 7 de outubro […]

Mobilização nacional pressiona a Caixa por avanços na renovação do ACT e pela preservação de um plano de saúde justo e sustentável para empregados e aposentados.
A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), junto às demais entidades sindicais, participará no próximo dia 7 de outubro do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. A mobilização ocorre em todo o país e tem como objetivo preservar e fortalecer uma das maiores conquistas da categoria bancária: o Saúde Caixa.

O plano de saúde, construído historicamente com base na solidariedade, no mutualismo e no pacto intergeracional, atende milhares de empregados da Caixa, aposentados e pensionistas em todo o Brasil. Neste ano, em meio às negociações de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa, a mobilização ganha ainda mais força diante da proposta apresentada pelos representantes dos empregados de reajuste zero nas mensalidades. O banco, por sua vez, ainda não apresentou uma proposta viável.

“Até o momento, o banco não apresentou proposta. Seguimos com a defesa de que o reajuste seja zero nas mensalidades, para não onerar o empregado. O banco apenas indica que o déficit precisa ser pago pelos empregados e, com isso, continuamos sem avanços em pontos fundamentais defendidos pelas entidades sindicais”, explica Carlos Augusto Pipoca, representante da Feeb SP/MS na mesa de negociação do Saúde Caixa.

Principais reivindicações da categoria
As Federações, Confederações e Sindicatos reivindicam medidas que assegurem a sustentabilidade e o acesso universal ao plano, entre elas:
•Reajuste zero nas mensalidades;
•Fim do teto de custeio de 6,5% da folha de pagamento;
•Cumprimento do modelo de custeio 70/30 (70% Caixa e 30% empregados);
•Fortalecimento e ampliação da rede credenciada própria, com possibilidade de compartilhamento das redes de outros planos;
•Inclusão do Saúde Caixa pós-aposentadoria para empregados contratados a partir de 2018;
•Gestão transparente, com maior participação dos usuários e representantes dos trabalhadores;
•Aporte pela Caixa dos valores pagos a menor, garantindo equilíbrio financeiro.
Mobilização nas bases
No dia 7 de outubro, as entidades orientam a realização de atividades presenciais nas unidades da Caixa, como colagem de cartazes, entrega de materiais, retardamento na abertura de agências, reuniões com os empregados e uso de carro de som. As manifestações também devem ganhar visibilidade nas redes sociais, reforçando o chamado nacional em defesa do plano.
Unidade na luta
Para a Feeb SP/MS, a luta pelo Saúde Caixa é fundamental para garantir atendimento digno e acessível às empregadas e empregados ativos e aposentados. A mobilização de toda a categoria é a chave para assegurar que o plano continue a cumprir seu papel social.
“O Saúde Caixa é resultado de anos de luta e não pode ser fragilizado. Defendemos um plano que respeite o modelo 70/30, amplie a rede de atendimento e garanta acesso também aos novos empregados. Nossa mobilização é essencial para assegurar um sistema de saúde justo e solidário para todos.”, defende Pipoca. 
Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa – 07 de outubro.
Quando a categoria se une, a conquista se mantém.

Notícias Relacionadas

Eleições da Cabesp começam no dia 18 de novembro

Associados poderão votar até o dia 27 pelo portal da Caixa Beneficente, escolhendo diretores e membros do Conselho Fiscal A Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) realizará suas eleições entre os dias 18 e 27 de novembro de 2025. O processo terá início à 0h01 do dia 18 (terça-feira) […]

Leia mais

Funcionários denunciam pressão e adoecimento nas unidades; sindicatos reforçam defesa por condições dignas de trabalho

Mobilizações cobraram fim das metas inatingíveis e denunciaram o adoecimento causado pela pressão no ambiente de trabalho Sindicatos filiados à Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram, nesta quarta-feira (5), do Dia Nacional de Luta contra as metas abusivas impostas pelo Banco do […]

Leia mais

Bancários realizam Dia Nacional de Luta contra abusos do Santander em todo o país

 Mobilizações denunciaram fechamento de agências, demissões e contratações fraudulentas; movimento sindical cobra respeito e valorização dos trabalhadores Os funcionários e funcionárias do Santander realizaram, nesta terça-feira (4), o Dia Nacional de Luta, com mobilizações em todo o país. As manifestações reuniram bancários e bancárias em protesto contra o fechamento de agências, as demissões e a […]

Leia mais

Sindicatos filiados