Diretoria da Feeb SP/MS debate balanço anual e traça estratégias para 2023

15.12.2022

Reunião contou com representantes de todas as bases sindicais Dirigentes Sindicais da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram nesta quarta-feira (14), da última reunião de diretoria de 2022. Durante o encontro, que ocorreu em formato híbrido, com público presencial e remoto, os participantes analisaram o […]

Reunião contou com representantes de todas as bases sindicais

Dirigentes Sindicais da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participaram nesta quarta-feira (14), da última reunião de diretoria de 2022.

Durante o encontro, que ocorreu em formato híbrido, com público presencial e remoto, os participantes analisaram o balanço anual administrativo e pautas sindicais, além de debaterem objetivos para o próximo ano. Após a leitura da ata da última reunião da diretoria, realizada no dia 10 de novembro, por meio de videoconferência, a programação seguiu com apresentação e análise do balanço patrimonial, votação da proposta orçamentária para 2023 e debate de temas relacionados à categoria.

O resultado das eleições e o cenário político no País foi o primeiro tema do debate. Na ocasião, o presidente David Zaia destacou o processo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Zaia fez parte da equipe de voluntários nomeados e integrou o grupo Técnico de Trabalho.

Encaminhamentos do tema Trabalho

A conclusão dos trabalhos de transição ocorreu na última terça-feira (13), no Centro Cultural Banco do Brasil (CEBB), em Brasília, com o pronunciamento do presidente Lula e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, coordenador da transição.  A equipe de transição teve 32 grupos temáticos, que foram responsáveis pela produção de relatórios com diagnósticos da máquina pública e sugestões de medidas a serem adotadas por Lula após a posse.

O presidente da Federação enfatizou o fortalecimento dos movimentos sociais para 2023. “A expectativa para o ano que vem é de muito trabalho. Vai exigir uma participação qualificada com entendimento das propostas, promoção de debates, articulação política e fortalecimento e presença da movimentação social”, disse.

Demais pautas

A programação seguiu com abordagem de assuntos em andamento com a Fenaban e Comando Nacional; Ações Judiciais, ajuizada após a Data Base da Categoria; Assimetria Trabalhista entre bancos e Cooperativas de Crédito e por fim, informes dos bancos públicos e privados, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco,  Itaú e Santander.

A reunião contou, ainda, com o registro e aprovação de nota de repúdio da categoria contra os ataques à democracia sofridos no último dia 12 de dezembro, em Brasília, com os atos de vandalismo praticados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados