Dirigentes sindicais participam de reunião com Ombudsman do Itaú Unibanco

27.07.2023

Reunião esclareceu o papel do ombudsman e a organização e encaminhamento das denúncias Dirigentes sindicais participaram ontem (26) da reunião virtual com o ombudsman do Itaú Unibanco, Ricardo Augusto. O encontro foi intermediado pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e visou o esclarecimento de demandas […]

Reunião esclareceu o papel do ombudsman e a organização e encaminhamento das denúncias

Dirigentes sindicais participaram ontem (26) da reunião virtual com o ombudsman do Itaú Unibanco, Ricardo Augusto. O encontro foi intermediado pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e visou o esclarecimento de demandas e a retirada das principais dúvidas dos representantes dos bancários.

Participaram 38 representantes das bases regionais filiadas à Feeb SP/MS. A programação incluiu uma apresentação do funcionamento do banco e dos números positivos  obtidos entre 2021 e 2023. “Importante esse esclarecimento para contextualizar os bancários da importância do trabalho que vem sendo feito, principalmente no quesito de denúncias relacionadas às metas, situações de assédio moral e sexual”, relata Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS.

Após a apresentação, houve vários questionamentos por parte dos dirigentes. Com relação às denúncias, o representante explicou como as recebe e como procede. “Trata-se de uma ferramenta importante, que deve ser bem utilizada e para isso, promover este encontro entre representantes é fundamental para se obter as informações necessárias para uma melhor utilização do canal”, diz Breda.

De acordo com a diretoria da Feeb SP/MS, a reunião foi positiva e a participação dos sindicatos proporcionará a ampliação das informações em suas bases. Dirigentes sindicais cobraram ainda, uma discussão sobre metas.  Uma nova agenda será feita para tratar sobre o tema de acordo com as deliberações da Conferência Interestadual.

Opiniões

“Considero importante esta abertura dada pelo banco Itaú, priorizando nossas demandas e exemplificando a forma de atuação do Ombudsman, bem como para diversas ocorrências, como assédios moral/sexual, racismo, entre outros conflitos. Durante o encontro fiz um relato pontual, considerando que se faz necessário maior agilidade em se verificar a veracidade dos fatos e fiquei surpreso com o informe do banco que, se bem relatado pelo bancário vitimado, em 15 dias já é possível detectar o conflito. Fiz questão de confirmar com os colegas do banco e realmente recebi a devolutiva positiva de atuação do Ombudsman. Uma atitude importante do banco em defesa da saúde mental do trabalhador!”, disse Júlio César Machado, presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e região.

“Gostei muito da reunião. Foi nos passado, com propriedade, a importância e o benefício do canal. Ressaltando aqui a importância de ter uma divulgação maior para os colaboradores, o que transmite confiança e segurança na utilização do canal quando necessário. Temos nosso Informativo mensal e já vamos incluir as informações nele, a fim de ampliar a comunicação transmitida”, explica Cristina Yassue Watanabe, dirigente do Sindicato dos Bancários de Tupã.

“Um assunto muito importante abordado e necessário para o conhecimento de todos. Apesar de ter ciência que todo banco possui sua área interna de tratamento de denúncias, desconhecia que o banco Itaú tinha uma ferramenta tão detalhada, que garante, inclusive, o anonimato. Na nossa base tivemos casos de denúncias para a ferramenta de rede, com resultado obtido rapidamente. Parabenizamos a iniciativa da Feeb SP/MS em promover essa apresentação e também o Itaú pela ferramenta e por apresentá-la e ouvir os dirigentes da nossa base”, diz Mizaki Toshio Mitiue, presidente do Sindicato dos Bancários de Jaú.

 

Notícias Relacionadas

Santander anuncia campanha de vacinação aos bancários do Santander

Bancários do Santander já podem se inscrever para a Campanha de Vacinação 2024 Funcionários do Santander já podem se inscrever para o programa de vacinação contra a gripe.  A iniciativa é aberta para todos e ocorre em conformidade com a pauta permanente do movimento sindical em prol da saúde dos trabalhadores. Conforme o comunicado enviado […]

Leia mais

Reestruturação Bradesco: Representantes dos empregados cobram compromisso com o emprego

Em reunião com representantes do Banco, COE cobra explicações sobre reestruturação anunciada A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu, na tarde de sexta-feira (1º), com a direção do banco para cobrar explicações sobre a reestruturação, anunciada pelo novo presidente do banco, Marcelo Noronha, no dia 7 de fevereiro, em entrevista coletiva, […]

Leia mais

Semana reforçou a conscientização sobre o combate às LER/Dort

A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros Nesta semana, no dia 28 de fevereiro (última quarta-feira) foi o Dia Mundial de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data foi escolhida pela Organização Internacional […]

Leia mais

Sindicatos filiados