Economistas cortam previsão para o PIB e sobem para inflação, diz BC

12.01.2015

Analistas das principais instituições financeiras do país cortaram suas previsões para o crescimento da economia neste ano, e subiram as da inflação, segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (12). Se, na semana passada, a projeção para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) era de 0,5% em 2015, nesta semana ela […]

Analistas das principais instituições financeiras do país cortaram suas previsões para o crescimento da economia neste ano, e subiram as da inflação, segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (12).

Se, na semana passada, a projeção para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) era de 0,5% em 2015, nesta semana ela foi cortada para 0,4%.

Para a inflação, a projeção passou de 6,56% na semana passada para 6,6% nesta semana. As duas estimativas estão acima do teto da meta do governo.

O objetivo do governo é manter a inflação em 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos –ou seja, pode variar entre 2,5% e 6,5%.

Se a inflação passar desse teto, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, tem que fazer uma carta aberta explicando o motivo do descumprimento da meta.

Para os demais indicadores da economia, as projeções foram mantidas: analistas vêem a Selic, a taxa básica de juros, a 12,5% no fim do ano, e o dólar a R$ 2,80.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores.

(Com Reuters)
Fonte: UOL
 

Notícias Relacionadas

Resultados Assembleias: Bancários representados por Sindicatos da Feeb SP/MS aprovam CCT para bancos privados

Votação contou com ampla adesão, mas divergências nas propostas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal levarão a novas deliberações A votação das assembleias para deliberação da proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) teve resultados mistos nas regiões dos Sindicatos dos Bancários representados pela Federação […]

Leia mais

Funcionários do BB deliberam sobre proposta de renovação da CCT e ACT

Feeb SP/MS indica aprovação As funcionárias e os funcionários do Banco do Brasil decidirão, em assembleia realizada pelo Sindicato, nesta quarta-feira, 04 de setembro, sobre proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do banco. A votação será aberta às 20h e seguirá até as 20h de quinta-feira (5) pela plataforma eletrônica VotaBem. O Comando Nacional […]

Leia mais

Campanha Nacional: Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realiza Plenária nesta quarta-feira (4)

A Feeb SP/MS e seus Sindicatos convidam a categoria para discutir as conquistas da Campanha Nacional e a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em Plenária nesta quarta (04) Nesta quarta-feira (4), a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizará uma Plenária das 18h30 às […]

Leia mais

Sindicatos filiados