Em programa ao vivo, chapa Banesprev Somos Nós esclarece dúvidas dos participantes

21.01.2014

Para que os participantes e assistidos do Banesprev tirem suas dúvidas a respeito da atual situação do fundo de previdência e conheçam mais sobre as propostas da chapa Banesprev Somos Nós, foi apresentado no início da noite da segunda-feira (20) programa com transmissão ao vivo pela internet com participação dos candidatos Walter Oliveira, Shisuka Sameshima, […]

Para que os participantes e assistidos do Banesprev tirem suas dúvidas a respeito da atual situação do fundo de previdência e conheçam mais sobre as propostas da chapa Banesprev Somos Nós, foi apresentado no início da noite da segunda-feira (20) programa com transmissão ao vivo pela internet com participação dos candidatos Walter Oliveira, Shisuka Sameshima, Márcia Campos e Stela.

O bate-papo, que ocorreu no auditório da Afubesp, teve três blocos de perguntas distribuídos em 40 minutos de programa, apresentado por Paulo Salvador (presidente licenciado da Afubesp e atual coordenador da Rede Brasil Atual). Na última semana, dia 13, foi realizado também no auditório um debate promovido pela chapa 'Banesprev Somos Nós'. Na ocasião, todos os candidatos foram convidados. No entanto, a chapa oponente não compareceu ao evento nem expôs justificativa para ausência.

>> Leia resumo do primeiro debate entre candidatos e assista ao vídeo
>> Propostas da chapa "Banesprev Somos Nós" para mais poder aos participantes

No início do programa, cada candidato respondeu a uma pergunta inicial baseada nas dúvidas mais frequentes dos colegas. Shisuka Sameshima, candidata à diretoria administrativa, foi a primeira a responder pergunta sobre quantos planos de benefício o Banesprev administra. A segunda questão foi direcionada a Walter Oliveira – candidato à diretoria financeira – a respeito da divisão os participantes de cada plano na gestão do Banesprev. As duas candidatas ao Comitê de Investimentos, Márcia Campos e Stela, falaram respectivamente sobre o montante investido por cada plano no Fundo de Previdência e o porquê de nem todos os fundos de pensão do Santander serem administrados pelo Banesprev. Confira o programa na íntegra com as respostas da chapa a estas e outras dúvidas

Futuro do Fundo Banespa – Um dos maiores receios dos participantes, o futuro dos benefícios (principalmente do deficitário Plano II), foi um dos assuntos abordados. Walter Oliveira, que coordena o Comitê Gestor do Plano II, reitera a situação delicada em razão dos déficits, mas tranquiliza os colegas quanto ao recebimento dos benefícios. "O que pode acontecer é a diminuição do valor do benefício, mas o Banesprev tem uma vida longa e títulos bons. Quanto mais déficits pagar, menos benefícios tem. Queremos tranquilizar os participantes, porque não estamos em situação de solvência. Estamos em situação complicada, onde estudos dizem que ao passar dos anos o plano irá se equilibrar", pontua.

Márcia Campos, gerente financeira do fundo de 2003 a 2006, complementou a fala do companheiro de chapa ressaltando a importância de representantes na diretoria com conhecimento técnico no assunto. "Estamos falando sobre presentes e futuros déficits e como isso impacta nos nossos benefícios. Cada vez mais é importante fazer uma boa gestão dos recursos. No Banesprev, temos privilégio de ter o diretor financeiro eleito pelos participantes. Se há um diretor sem traquejo, o resultado ruim vem para nosso bolso", frisou a candidata.

Participe do processo eleitoral! – Os assuntos relacionados ao Banesprev são de interesse de todos os participantes e assistidos e impactam diretamente na vida de cada um. Por essa razão, os candidatos da chapa Banesprev Somos Nós reforçam a importância do voto. "O Banesprev tem muito dinheiro, e é nosso. Então depende da gente fazer com que ele cresça e seja suficiente para pagar nossos benefícios. Previdência é assunto para a vida inteira, então não ignore", afirmou. Stela, diretora financeira do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, chamou os participantes a votarem nos candidatos da chapa. "Para o Comitê de Investimentos, o voto é nos dois nomes", lembrou a dirigente.

Shisuka frisou que, fazendo parte do processo eleitoral, cada colega estará também participando da gestão da entidade. "Não se abstenha, como aconteceu com a Cabesp", disse a candidata, referindo-se às eleições da Caixa Beneficente no ano passado onde apenas 12,3 mil de 22 mil associados com direito ao voto escolheram seus representantes. "Temos participação dos associados nos órgãos colegiados. Não é um benefício, é um direito conquistado", completou.

Para Walter Oliveira, é preciso fazer a reflexão sobre quais são os candidatos que realmente representam os participantes e defendem seus direitos. "Quero que você (participante) reflita sobre todas as propostas apresentadas nos nossos jornais, no debate onde ficamos praticamente sozinhos apresentando ideias. Reflita sobre quem realmente te representa, e quem representou nos últimos anos, quem está com você na verdade. É seu benefício em jogo, o que vai garantir dos recursos até o fim da vida. Você é o verdadeiro fiscal." Na última eleição, cerca de 7 mil pessoas do Plano II ficaram de fora do processo.

Mais Tira-Dúvidas – Na próxima segunda-feira (27), os participantes terão mais uma oportunidade de dialogar com os candidatos da chapa em outro programa ao vivo, transmitido pelo link www.afubesp.org.br/aovivo. Portanto, envie desde já suas perguntas para o e-mail banesprevsomosnos@gmail.com. Paulo Salvador convida os colegas a acompanharem o próximo programa, que abordará mais sobre cada plano de benefícios. "Se não há debate, a pessoa fica no voto de cabresto, do 'ouvi dizer', e depois elege pessoas que não conhece se encontrar na rua. Evite isso. Estamos nos apresentando para que você possa cobrar depois", disse. Nossos candidatos também estão à disposição para realizar reuniões em sua cidade.

Como votar – O processo eleitoral do Banesprev começa no dia 1º de fevereiro e termina dia 15 do mesmo mês, pela internet e Correio. Sua participação é muito importante para legitimar o processo. Os colegas com direito ao voto receberão o kit eleitoral em seus endereços de correspondência, que é composto por um envelope carta-resposta, cédula padronizada para votação, e instrução com senha única para votação pela internet.

Orientamos aos colegas que priorizem o voto pela internet por se tratar de um método mais seguro e cômodo, uma vez que é rápido e não é preciso sair de casa. Quem optar pelo voto postal deve ficar atento à data para não enviar a cédula antes do início da votação, para não correr o risco de ter sua cédula anulada. Não deixe seu voto nas mãos de terceiros: preencha e poste no Correio você mesmo e evite fraudes no processo.

Fonte: Letícia Cruz – Afubesp

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados