Reunião , realizada por videoconferência, também debateu teletrabalho
A primeira reunião de negociação da Campanha Nacional 2020 entre a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e o banco, realizada por videoconferência nesta sexta-feira (7), teve como pauta o home office (teletrabalho). O encontro também foi marcado pela entrega da minuta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
A conquista anunciada nesta semana sobre a suspensão do retorno de funcionários que coabitam com grupo de riscos foi destacada como conquista para o movimento sindical. Sobre o tema, foi solicitada também, a ampliação do Projeto Remoto para as mães e dos pais de crianças pequenas. A Caixa sinalizou que vai avaliar.
O movimento orienta que empregados que se enquadrem nos grupos citados informem seus gestores para avaliação. Em caso de negativa, a solicitação deve ser encaminhada para o Grupo de Trabalho que irá julgar o processo. A Caixa ficou de enviar ao movimento sindical os e-mails das unidades que farão esse recurso para serem divulgados.
Os representantes dos empregados também tiveram acatada a reivindicação da criação de um canal de denúncias para que os empregados possam informar os locais que não estão seguindo o protocolo. As denúncias poderão ser anônimas.
“Levantamos pontos sensíveis como ergonomia, jornada e intensidade do trabalho visando a construção de uma convergência que garanta direitos. Outro ponto importante da discussão foi o reconhecimento da necessidade de proteger empregados que coabitam com pessoas do grupo de risco”, explica Carlos Augusto Pipoca, representante da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Pesquisa
Os empregados da Caixa apresentaram dados da pesquisa com a categoria elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com recorte dos respondentes da Caixa, sobre a situação dos trabalhadores que foram colocados em home office, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Na sequência, foi a vez do banco fazer uma apresentação sobre a construção do Projeto Remoto no banco.
Com os dados da pesquisa apresentada na reunião e a pauta específica sobre o assunto dos empregados, a Caixa ficou de analisar as reivindicações dos trabalhadores. O tema voltará a ser debatido durante o decorrer da campanha, também na mesa única com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Rodízio
Com relação ao rodízio dos trabalhadores nas agências, o banco disse que será mantido. A CEE/Caixa, entretanto, aponta que isso não acontece efetivamente e cobra garantias.
A próxima reunião, agendada para quarta-feira (12), vai debater os temas Saúde e Segurança.
Calendário de Reuniões da mesa específica da Caixa
• 12/08 – Temática: Saúde e Segurança
• 17/08 – Temática: Igualdade e Cláusulas Sociais
• 19/08 – Temática: Cláusulas Sociais
Notícias Relacionadas
Aposentados do Itaú cobram condições dignas no plano de saúde
Em reunião com banco, COE e Comissão de Aposentados apresentaram propostas e reforçaram a importância de negociação para evitar judicialização A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e a Comissão de Aposentados se reuniram com representantes do banco nesta segunda-feira (13) para discutir alternativas sustentáveis e humanas para os aposentados no plano de […]
Leia maisBanco do Brasil apresenta novas funções aos representantes dos bancários
Reunião discutiu a implementação de novas funções, reajustes no VR, movimentação interna e a incorporação da Gratificação de Caixa para bancários Na manhã desta terça-feira (07/01), o Banco do Brasil apresentou um conjunto de mudanças importantes para seus funcionários durante uma reunião com os representantes dos bancários. David Zaia, presidente da Federação dos Bancários dos […]
Leia maisFeeb SP/MS aprova acordo coletivo do Banco Itaú, que regulamenta novas normas de teletrabalho e jornada de trabalho
Durante assembleia realizada nesta sexta-feira (27), bancários aprovaram novas regras para teletrabalho, controle eletrônico de jornada, banco de horas e bolsa auxílio educação. Nesta sexta-feira (27), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou uma assembleia para a votação do acordo coletivo de trabalho do Banco Itaú. O […]
Leia mais