Encontro estadual dos empregados da Caixa reafirma defesa da vida e dos direitos

06.07.2020

Trabalhadores definiram a delegação e propostas para o 36° CONECEF No último sábado, 04, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, realizou o Encontro Estadual com os bancários da Caixa Econômica Federal. O objetivo foi o preparo e a elaboração de propostas da delegação para […]

Trabalhadores definiram a delegação e propostas para o 36° CONECEF

No último sábado, 04, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, realizou o Encontro Estadual com os bancários da Caixa Econômica Federal. O objetivo foi o preparo e a elaboração de propostas da delegação para o 36° CONECEF – Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal.

O encontro foi realizado virtualmente e contou com a participação de 43 representantes da categoria.

Na abertura do evento a representante eleita dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, manifestou grande preocupação com o futuro da Caixa e ressaltou a importância de ter no conselho uma voz que saia em defesa da empresa e de seus trabalhadores.

“Vivenciamos um momento de instabilidade que, inclusive, ameaça a democracia e suas instituições. Por outro lado, a Caixa realiza a sua maior tarefa em 159 anos. Com o auxílio emergencial, o Banco atenderá em 3 meses 103 milhões de brasileiros, de cada dez adultos, oito passarão pela Caixa”, disse. Segundo a conselheira, essa empreitada traz novos desafios para todos os empregados e para representação sindical e associativa.

Além da luta contra a privatização da Caixa, tema central do encontro, o trabalhadores debateram propostas como o aprimoramento da gestão da Funcef, com melhoria nas políticas de investimento, inclusão de todos os empregados no Saúde Caixa, combate ao aumento desproporcional de custos em razão da CGPAR 23, regulamentação do home office e a luta contra as metas abusivas.

De acordo com o diretor do sindicato dos Bancários de Campinas e representante da Feeb na CEE (Comissão Executiva dos Empregados), Carlos Augusto Silva (Pipoca), o sentimento geral foi de tensão devido à situação de instabilidade vivida para os bancos públicos. “O encontro deixou claro que há muitos consensos. Em primeiro lugar precisamos defender a Caixa contra a privatização e paralelamente, preservar nossos direitos, regulamentando o teletrabalho e coibindo as metas abusivas, seja na pandemia, seja no período de normalidade”, destaca Pipoca.

Para o presidente da Feeb SP/MS, o encontro foi fundamental para preparar para o Conecef. “Foi de extrema importância para a discussão dos temas específicos como Funcef, Saúde Caixa, dentre outros e para reafirmarmos a nossa defesa intransigente aos bancos públicos e sua importância na sociedade”, conclui.

Confira o calendário dos bancários:

Calendário:
10 a 12 de julho – Congressos dos Bancos Públicos
17 e 18 de julho – Conferência Nacional dos Bancários
20 e 21 de julho – Assembleias para discussão da minuta de reivindicação
23 de julho – entrega da minuta à Fenaban.

 

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados