Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul debate Sistema Sindical Brasileiro

24.02.2023

Movimento sindical analisa documento criado pelas Centrais Sindicais Reunião contou com ampla participação dos representantes dos trabalhadores de diferentes bases sindicais Nesta quinta-feira (23), a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) se reuniu com mais de 60 dirigentes sindicais para debater o Sistema Sindical Brasileiro. A […]

Movimento sindical analisa documento criado pelas Centrais Sindicais

Reunião contou com ampla participação dos representantes dos trabalhadores de diferentes bases sindicais

Nesta quinta-feira (23), a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) se reuniu com mais de 60 dirigentes sindicais para debater o Sistema Sindical Brasileiro. A reunião ocorreu de modo virtual, pela plataforma Zoom e contou com ampla participação dos representantes dos sindicatos dos bancários filiados.

O encontro abordou a leitura e análise do Projeto de Valorização e Fortalecimento da Negociação Coletiva e Atualização do Sistema Sindical Brasileiro, documento criado pelas Centrais Sindicais com a finalidade de organizar o debate político e propositivo das Centrais e organizações.

O projeto aborda questões relacionadas à valorização e fortalecimento da negociação coletiva; direito de negociação coletiva para os servidores públicos; estabelecimento de sindicatos representativos; ampliação da representação sindical; agregação sindical incentivada; autonomia sindical para a organização e financiamento; participação de todos no processo de transição; fortalecimento da unidade; e autonomia para regular e operar o sistema de relações do trabalho.

De acordo com o documento, o objetivo é formular um projeto de valorização e de fortalecimento da negociação coletiva e de atualização do sistema de relações de trabalho e do sistema sindical brasileiro.

“É um debate importantíssimo. É preciso trabalhar em cima do documento para construir uma unidade do movimento sindical, promover a discussão com o governo, patrões e então buscar aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional”, disse o presidente da Feeb SP/MS, David Zaia.

Durante o debate, representantes dos trabalhadores ressaltaram a importância da categoria para o Brasil. “As participações foram positivas. É unânime a compreensão de todos quanto à importância da representação dos bancários para os trabalhadores. Vale destacar que contamos com o modelo de negociação mais avançado do país, tido como exemplo para as demais frentes de trabalho”, explica o presidente.

A Federação dos Bancários se colocou à disposição para dar continuidade aos debates e orientações aos filiados. “São tarefas que demandam dedicação, articulação política e muita unidade dos trabalhadores. A nossa disposição é dar continuidade aos debates e orientar todos os nossos filiados para que participem das discussões organizadas pelas Centrais, Confederações e Federações”, disse Zaia.

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados