Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul debate Sistema Sindical Brasileiro

24.02.2023

Movimento sindical analisa documento criado pelas Centrais Sindicais Reunião contou com ampla participação dos representantes dos trabalhadores de diferentes bases sindicais Nesta quinta-feira (23), a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) se reuniu com mais de 60 dirigentes sindicais para debater o Sistema Sindical Brasileiro. A […]

Movimento sindical analisa documento criado pelas Centrais Sindicais

Reunião contou com ampla participação dos representantes dos trabalhadores de diferentes bases sindicais

Nesta quinta-feira (23), a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) se reuniu com mais de 60 dirigentes sindicais para debater o Sistema Sindical Brasileiro. A reunião ocorreu de modo virtual, pela plataforma Zoom e contou com ampla participação dos representantes dos sindicatos dos bancários filiados.

O encontro abordou a leitura e análise do Projeto de Valorização e Fortalecimento da Negociação Coletiva e Atualização do Sistema Sindical Brasileiro, documento criado pelas Centrais Sindicais com a finalidade de organizar o debate político e propositivo das Centrais e organizações.

O projeto aborda questões relacionadas à valorização e fortalecimento da negociação coletiva; direito de negociação coletiva para os servidores públicos; estabelecimento de sindicatos representativos; ampliação da representação sindical; agregação sindical incentivada; autonomia sindical para a organização e financiamento; participação de todos no processo de transição; fortalecimento da unidade; e autonomia para regular e operar o sistema de relações do trabalho.

De acordo com o documento, o objetivo é formular um projeto de valorização e de fortalecimento da negociação coletiva e de atualização do sistema de relações de trabalho e do sistema sindical brasileiro.

“É um debate importantíssimo. É preciso trabalhar em cima do documento para construir uma unidade do movimento sindical, promover a discussão com o governo, patrões e então buscar aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional”, disse o presidente da Feeb SP/MS, David Zaia.

Durante o debate, representantes dos trabalhadores ressaltaram a importância da categoria para o Brasil. “As participações foram positivas. É unânime a compreensão de todos quanto à importância da representação dos bancários para os trabalhadores. Vale destacar que contamos com o modelo de negociação mais avançado do país, tido como exemplo para as demais frentes de trabalho”, explica o presidente.

A Federação dos Bancários se colocou à disposição para dar continuidade aos debates e orientações aos filiados. “São tarefas que demandam dedicação, articulação política e muita unidade dos trabalhadores. A nossa disposição é dar continuidade aos debates e orientar todos os nossos filiados para que participem das discussões organizadas pelas Centrais, Confederações e Federações”, disse Zaia.

Notícias Relacionadas

Bancários do Santander deliberam sobre a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2026 em assembleia virtual

Assembleia vai até as 20h desta quinta-feira (10/10) e inclui novas cláusulas que garantem direitos adicionais para os trabalhadores A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos convocam os bancários do Santander a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, realizada de forma virtual, desde as […]

Leia mais

Fenacrefi apresenta proposta para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho dos Financiários

Coletivo Nacional dos Financiários indica aprovação em assembleias A 12ª reunião de negociação entre o Coletivo Nacional dos Financiários e a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi), realizada de forma online na manhã desta sexta-feira (27), trouxe avanços significativos para a Campanha Nacional 2024. A Fenacrefi apresentou uma proposta de renovação […]

Leia mais

Funcef: Entenda a proposta de equacionamento e participe da consulta

Participantes ativos, aposentados e pensionistas do plano REG/Replan Saldado têm até 18h de sexta-feira (27) para opinar Até às 18h desta sexta-feira (27), os participantes ativos, aposentados e pensionistas do plano REG/Replan Saldado da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), responsável pela administração dos planos de previdência das empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal, podem […]

Leia mais

Sindicatos filiados