
12/03/2020 – 13h13
Os bancários dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul estiveram por dois dias reunidos durante o VII Congresso Interestadual da FEEB – Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O encontro aconteceu nos dias 04 e 05 de março no hotel Braston, em São Paulo. Estiveram presentes representantes dos sindicatos filiados de Andradina, Araçatuba, Campinas, Corumbá, Franca, Guaratinguetá, Jaú, Lins, Marília, Naviraí, Piracicaba, Ponta Porã, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Três Lagoas, Tupã e Votuporanga.
No primeiro dia de programação foi realizada a votação e aprovação do Regimento Interno. Uma palestra sobre a atual conjuntura política no país e uma reflexão sobre passado, presente e futuro da classe trabalhadora foi abordada pelo palestrante convidado, Clemente Ganz Lúcio, ex-diretor Técnico do Dieese.
“São várias transformações ocorrendo no mundo do trabalhador, que geram mudanças nos postos de trabalho, nas profissões e ocupações. Há uma reorganização sindical profunda acontecendo e o sindicalismo está desafiado se reorganizar e reestruturar para ser representante afetivo deste novo mundo dos trabalhadores”, destaca o palestrante.
De acordo com o técnico absorver as novas tecnologias de comunicação é fundamental para a reorganização do ponto de vista trabalhista. “É necessário incluir na agenda questões relativas à cidadania, moradia, transporte, creche, saneamento, habitação, enfim, pautas relacionadas à negociação com o trabalhador, mas também com os governantes”, pontua.
Participaram do congresso representantes de entidades relacionadas à classe como o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah e o presidente da Contec – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Créditos, Lourenço Prado.
“Me sinto honrado em participar deste momento da FEEB, que é a mais importante e combativa frente que temos no Brasil. é necessário estarmos preparados e mobilizados para a campanha salarial e debater juntos medidas que façam cada vez mais que a categoria dos bancários mantenha suas conquistas e se encaminhe no sentido de novos direitos serem adquiridos em prol dos trabalhadores e de suas famílias”, comenta Lourenco Prado, presidente da Contec.
Para o presidente da UGT, o congresso marca mais um momento democrático e transparente da frente. “Foram várias decisões importantes tomadas em conjunto entere elas as eleições e a sinalização de caminhos para os próximos quatro anos. O momento é pertinente para trabalharmos para transformar a PEC 196 numa realidade, pois além de valorizar a liberdade, integra regras e princípios, não pulveriza e não acaba com o movimento sindical, por isso o mais importante é justamente essa unidade das categorias para obtermos o sucesso mesmo em meio a tantas adversidades”, conclui Ricardo Patah, presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores.
Plenária, eleição e debate
O segundo dia de congresso contou com uma plenária e debate das propostas da Federação, seguida por plenária final e eleição da nova diretoria executiva, do conselho fiscal, de representantes da Contec e respectivos suplentes. Todas as votações contaram com aprovação única da classe.
“No momento em que o País passa por muitas transformações é fundamental que se reúna para discutir o futuro da categoria dos trabalhadores”, disse Davi Zaia, vice-presidente eleito.
Antes do encerramento aconteceu a apuração e a proclamação dos novos eleitos. O novo presidente eleito por quatro anos foi o bancário de Itatiba, Jeferson Boava.
“Debatemos com mais de 120 delegados, nestes dois dias, as estratégias e perspectivas de defesa da categoria bancária. É um período de grandes ataques ao conjunto dos trabalhadores e esse congresso foi uma grande oportunidade para apontarmos soluções e saídas de enfrentamento a essa conjuntura. Enquanto presidente eleito, me coloco à disposição da categoria e dos sindicatos para construirmos as novas lutas de defesa dos bancos públicos e da defesa da categoria bancária”, conclui Jeferson Boava, presidente eleito da FEEB.
Clique aqui para ver o Regimento Interno aprovado por unanimidade
Clique aqui para ver as Proposituras do VII Congresso
Notícias Relacionadas
Trabalhadores cobram fim do teto e reafirmam custeio 70/30 no Saúde Caixa
Representantes criticam impacto do modelo atual sobre aposentados e reivindicam reajuste zero na contribuição Na rodada de negociação realizada nesta terça-feira (15), os representantes dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal defenderam o fim do teto de 6,5% da folha de pagamento para o custeio do Saúde Caixa. A medida é considerada fundamental para garantir o […]
Leia maisNegociação com o BB: proposta de custeio da Cassi é considerada inviável pelas entidades
Nesta sexta-feira, 11/07, a comissão de negociação formada por entidades de representação dos funcionários se reuniu na sede da ANABB em preparação para a rodada de negociação agendada para a tarde do mesmo dia. No período da tarde ocorreu reunião com a representação do Banco do Brasil, ocasião em que foi apresentada uma proposta pelo […]
Leia maisPejotização e vínculo de emprego: O risco da suspensão em massa
Migalhas A suspensão das ações sobre pejotização ignora fraudes, paralisa direitos e ameaça a Justiça do Trabalho. Entenda os riscos de tratar relações desiguais como se fossem iguais. A recente decisão do STF, que suspendeu nacionalmente todos os processos judiciais sobre a licitude da contratação de trabalhadores por meio de pessoa jurídica ou como autônomos […]
Leia mais