A Feeb SP/MS e seus Sindicatos convidam a categoria para discutir as conquistas da Campanha Nacional e a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em Plenária nesta quarta (04)
Nesta quarta-feira (4), a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizará uma Plenária das 18h30 às 19h30 para abordar os resultados das negociações da Campanha Nacional 2024, focando na renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.
A plenária será conduzida pelo presidente da Feeb SP/MS, David Zaia e pelo secretário-geral Reginaldo Breda. Durante a explanação também serão tratados os avanços nos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) dos bancos públicos, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Os negociadores participaram de 13 rodadas de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) até alcançar a proposta final para a renovação da CCT. Durante as negociações, os bancos tentaram dividir a categoria, retirar direitos e rebaixar o reajuste, propondo valores inferiores à inflação.
A última rodada de negociação, que durou mais de 30 horas, de sexta-feira (30) a sábado (31), resultou na concessão de um reajuste de 4,64% nos salários e em todas as verbas. Com esse percentual, o ganho real previsto para a categoria em 2024 será de 0,7%. Somando 2024 e 2025, o ganho real total será de pelo menos 1,31%, podendo ser ainda maior, dependendo do INPC.
Além do aumento real nos salários, os reajustes nas cláusulas econômicas beneficiarão o auxílio creche/babá, atualmente utilizado por 56.731 bancários e bancárias com 66.801 filhos; o auxílio teletrabalho, utilizado por 100 mil trabalhadores do setor; e o auxílio para pais e mães de filhos com deficiência, que hoje beneficia 5.428 bancários com 6.092 filhos PCDs.
“Após duras negociações, finalmente chegamos a um acordo que garante reajuste acima da inflação e avanço em cláusulas econômicas. Não é exatamente o que almejávamos, mas é uma vitória significativa, fruto do esforço conjunto de toda a categoria, que se mobilizou e atuou ativamente em suas bases sindicais, levando informação e defendendo os direitos de bancárias e bancários”, declara David Zaia, presidente da Feeb SP/MS.
Para acompanhar a Plenária, [clique aqui].
Assembleias
A Plenária faz parte do compromisso de ampliar as informações para toda a categoria, que é convidada a votar nas assembleias que ocorrerão a partir das 20h desta quarta-feira (4) até as 20h de quinta-feira (5), deliberando sobre a proposta de renovação da CCT e dos ACTs. A Feeb SP/MS e seus Sindicatos recomendam a aprovação da proposta.
As assembleias serão realizadas virtualmente por meio do VotaBem (https://feeb-spms.votabem.com.br/) e serão precedidas de plenárias (presenciais, híbridas ou virtuais) para que todos os bancários e bancárias, sócios ou não sócios, possam se manifestar.
Confira o resultado das negociações:
Notícias Relacionadas
Promoção por mérito: Deltas podem ser pagos já em janeiro
Proposta garante distribuição linear de um delta para todas empregadas e empregados e aumento real de, em média, 2,31% em cima dos 4,64% já conquistados na Campanha Nacional dos Bancários A Caixa Econômica Federal vai se esforçar para pagar o delta referente a 2024 já em janeiro de 2025, a depender apenas de questões operacionais. […]
Leia maisProposta do governo para isenção de IR até R$ 5 mil segue em discussão e movimenta Sindicatos
A medida elaborada pela equipe econômica do ministro Fernando Haddad aguarda apreciação do Congresso Nacional Os movimentos sindicais têm acompanhado de perto a proposta do governo federal de ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil mensais. A iniciativa, que pode trazer um alívio significativo para […]
Leia maisCaixa: Reunião sobre promoção por mérito será na segunda-feira (02/12)
Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul acompanha as negociações e reforça a importância da mobilização da categoria Na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, o Grupo de Trabalho (GT) de Promoção por Mérito da Caixa Econômica Federal, formado por representantes dos trabalhadores e do banco, se reunirá novamente para […]
Leia mais