Federação dos Bancários realiza Encontro Regional dos Empregados da Caixa

24.05.2022

Encontro aconteceu sábado (21) de forma on-line e contou com a participação de representantes de diversas bases sindicais Representantes dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal se reuniram sábado (21), de forma on-line no encontro Regional dos Empregados da Caixa.  A atividade registrou a participação de representantes de diversas bases sindicais. O objetivo do encontro foi […]

Encontro aconteceu sábado (21) de forma on-line e contou com a participação de representantes de diversas bases sindicais

Representantes dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal se reuniram sábado (21), de forma on-line no encontro Regional dos Empregados da Caixa.  A atividade registrou a participação de representantes de diversas bases sindicais.

O objetivo do encontro foi a preparação para o 38° Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que deverá ocorrer nos próximos dias 9 e 10 de junho.

Logo após a abertura os participantes acompanharam a apresentação realizada pelo diretor de benefícios recentemente eleito para a Fundação dos Economiários Federais, Jair Ferreira, sobre os “Desafios para a nova Gestão da FUNCEF”.  Entre os desafios apresentados estão suprir o vácuo de representação na Funcef deixado por administrações anteriores, debater a legislação, promover tarefas de enfrentamento aos projetos do poder, bem como a incorporação do Plano Reb (plano dos empregados da CAIXA de 1998 até 2006) ao novo plano, a quebra de paridade entre patrocinadora e participantes do REG/REPLAN (Plano de benefícios patrocinado pela Caixa), estabelecer plano de comunicação com a participação ativa dos associados, entre outros.

Após a explanação os participantes tiveram um momento para questionamentos, comentários e sugestões.

“Temos o desafio de recolocar o país no caminho do desenvolvimento. A articulação com a Funcef é fundamental para se alcançar o objetivo mais amplo do desenvolvimento do Brasil”, pontuou Gabriel Musso, do sindicato dos Bancários de Campinas.

Comunicação e transparência também estiveram entre as principais considerações. “Um dos desafios da nova gestão da Funcef é estabelecer um canal de comunicação e a transparência. A divulgação deve ser feita continuamente para contemplar os anseios e questionamentos dos participantes”,  considerou Sérgio Cabeça, do Sindicato dos Bancários de Santos.

Eixos

Na sequência foi feita uma análise das propostas a serem encaminhadas para o Conecef 2022. Os eixos apresentados que deverão ser encaminhados ao Congresso são: Vida e Política; Democracia; Empresas Públicas, Bancos Públicos e Defesa da Caixa 100% Pública.

A defesa dos empregados da Caixa à eleição do presidente Lula foi debatida. O tema entrou em votação durante o encontro entre os participantes que optaram entre as propostas: “O apoio a candidatos que se comprometerem com as resoluções do Conclat e com o Fora Bolsonaro” e “Apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, no primeiro turno”. A segunda proposta foi a vencedora com mais de 98% dos votos.

Após a elaboração das propostas foi apresentada uma prévia do relatório anual do Saúde Caixa, seguido pela escolha dos delegados e delegadas que representarão a instituição no 38° CONECEF.

“A tônica do encontro apontou a necessidade de mudarmos o rumo da gestão na Caixa. A busca de melhores condições de trabalho e avaliação de pessoas com justiça e transparência deverão priorizadas em nossa negociação”, destacou Carlos Augusto Pipoca, representante da Feeb SP/MS.

Encontros Regionais

Os Encontros regionais têm a finalidade de fornecer subsídios para a Campanha Nacional dos Bancários de 2022, sendo um período essencial para as negociações da CCT – Convenção Coletiva de Trabalho e dos ACT’s – Aditivos à convenção Coletiva de trabalho.

O evento contou também com a participação do secretário Geral da Feeb, Reginaldo Breda. “Sabemos dos desafios que iremos encontrar, mas os encontros regionais tem a capacidade de fortalecer as pautas e unir as defesas em prol do trabalhador. Foi um importante momento para debater e aprovar nossas reivindicações que irão para o CONCEF e uma vez aprovadas, seguem para a mesa de negociação”, disse o secretário.

 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados