Feeb participa em conjunto com a COE Bradesco e o Comando Nacional de reunião com a direção do Banco Bradesco

18.04.2020

Antecipação de Férias foi tema principal do encontro A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP MS) participou nesta sexta-feira, 18, da videoconferência entre o Comando Nacional, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) Bradesco e a direção do Banco Bradesco.  O encontro objetivou […]

Antecipação de Férias foi tema principal do encontro

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP MS) participou nesta sexta-feira, 18, da videoconferência entre o Comando Nacional, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) Bradesco e a direção do Banco Bradesco. 

O encontro objetivou a segurança do bancário no período de isolamento social devido ao Covid-19, o nome coronavírus e teve como tema central a antecipação de Férias dos funcionários. “Após reivindicação e defesa dos bancários, o Bradesco aceitou limitar as férias em 20 dias e deixar 10 dias para gozo futuro, para que o trabalhador tenha saldo descanso no período pós-pandemia.”, explica Lourival Rodrigues, representante da Feeb.

Durante a reunião, ficou definido que o pagamento das férias será feito junto com a folha de pagamento, ou seja, quem tirar férias no mês de maio receberá o benefício junto com a folha de pagamento do mês.

O banco se comprometeu ainda, a orientar gestores na comunicação com o máximo de antecedência aos funcionários, de modo que os mesmos não sejam surpreendidos com a decisão.

De acordo com o Bradesco, atualmente mais de 90% dos funcionários de departamento se encontram em trabalho Home Office, outros 51% trabalham presencialmente nas agências. Com relação ao número de funcionários que devem tirar férias no próximo período, o banco informou que um levantamento está sendo realizado.
A redução da cobrança de metas para as áreas, agências e funcionários foi novamente defendida pelo movimento sindical, que entende que esse não é o momento para prosseguir com a exigência.

Também foi solicitada eficácia no canal de canal de comunicação dos funcionários “Viva Bem”, que atualmente encontra-se congestionado. Em resposta, o Banco argumentou que o problema se deu devido a ampla divulgação do canal, mas que tomará medidas para solucionar o problema. Como alternativa para sanar dúvidas com relação ao Coronavírus, foi disponibilizado o número 0800 941 63 61.

“É importante estarmos alinhados neste momento e presentes nestas discussões. Reforçamos a necessidade de se manter um canal de comunicação aberto com entre o Banco e o movimento Sindical, sobretudo nesse momento crítico que não só Brasil enfrenta, mas o mundo todo”, defende Lourival.

Como funcionarão as férias
As férias serão aplicadas àqueles que se encontram em casa, porém fora da função de teletrabalho, entre eles, os considerados do grupo de risco, cujas atividades profissionais não podem ser feitas de casa.

Para isso, o banco destacou que pretende usar saldo de férias vencidas e trabalhar com períodos aquisitivos a vencer. De acordo com o Bradesco, até semana a próxima semana será divulgado o mapeamento do quantitativo elegível às férias.

Dificuldades
AS dificuldades enfrentadas no dia-a-dia pelo banco também foram expostas, bem como, atividades inativas ou que declinaram muito durante o período de pandemia, como exemplo, financiamento de carros.

O COE e o Comando Nacional reforçaram a preocupação sobre o funcionamento dos PABs em hospitais e cobraram o fechamento, devido ao alto índice de profissionais de saúde e trabalhadores de hospitais contaminados. O banco disse que tem estudado caso a caso e que levará a reivindicação para o banco e retornará em breve.
“É importante a gente manter esse canal de diálogo para fazermos o possível e o impossível em busca das melhores soluções para os trabalhadores do banco. Este é o momento de nos unirmos para enfrentarmos esse inimigo comum”, afirmou Magaly Fagundes, coordenadora da COE Bradesco.

 

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados