
Federação reforça luta por direitos e justiça social em eventos nacionais realizados em Brasília.
Nos dias 28 e 29 de abril, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) esteve representada em Brasília no Seminário Nacional Ampliado e na Marcha da Classe Trabalhadora. Participaram delegações dos sindicatos de Rio Claro, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

O Seminário Nacional Ampliado, realizado no dia 28 no Teatro dos Bancários, debateu temas centrais para a luta dos trabalhadores, como a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, a reforma tributária com justiça fiscal e a atualização da pauta a ser apresentada na Marcha da Classe Trabalhadora.

Já no dia 29, os representantes dos trabalhadores se reuniram na Marcha, que culminou na entrega da pauta de reivindicações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à Câmara dos Deputados e ao Senado. Entre as principais bandeiras estavam a redução da jornada de trabalho, a isenção de imposto de renda para salários de até R$ 5 mil, a valorização do serviço público, o cumprimento da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres, além do combate ao racismo e à LGBTQIA+fobia.

Para Ana Stela Alves de Lima, vice-presidente da Feeb SP/MS, a participação foi fundamental para reforçar a presença dos bancários na construção das pautas nacionais. “É essencial que o movimento sindical esteja unido em momentos estratégicos como este, em que mostramos a força da classe trabalhadora e reivindicamos direitos fundamentais para o presente e o futuro dos trabalhadores brasileiros”, destacou Ana Stela.



A Marcha da Classe Trabalhadora integrou a Jornada Nacional de Lutas iniciada em abril, mobilizando trabalhadores de todo o país em defesa de condições de trabalho mais dignas e de uma sociedade mais justa.


Entre os representantes da Feeb SP/MS presentes estavam os presidentes dos sindicatos de Rio Claro, Reginaldo Breda (secretário-geral Feeb SP/MS), Campinas, Lourival Rodrigues e São José do Rio Preto, Júlio César Grochovski.
Entrega do documento
A entrega do documento foi parte da agenda de mobilização em Brasília nesta terça-feira. Milhares de trabalhadores e trabalhadoras de todo o país, organizados pela CUT, centrais e entidades filiadas (confederações, federações e sindicatos) participaram nas primeiras horas do dia da Plenária da Classe Trabalhadora e, logo após, da caminhada na Esplanada dos Ministérios.

Além dos presidentes das centrais sindicais, estiveram presentes o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da presidência da República, Gleisi Hoffman, ministro-chefe da secretaria Geral da Presidência da República, Marcio Macêdo e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Veja aqui:
CONCLAT-pautas-centrais-sindicais
Notícias Relacionadas
Trabalhadores cobram fim do teto e reafirmam custeio 70/30 no Saúde Caixa
Representantes criticam impacto do modelo atual sobre aposentados e reivindicam reajuste zero na contribuição Na rodada de negociação realizada nesta terça-feira (15), os representantes dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal defenderam o fim do teto de 6,5% da folha de pagamento para o custeio do Saúde Caixa. A medida é considerada fundamental para garantir o […]
Leia maisNegociação com o BB: proposta de custeio da Cassi é considerada inviável pelas entidades
Nesta sexta-feira, 11/07, a comissão de negociação formada por entidades de representação dos funcionários se reuniu na sede da ANABB em preparação para a rodada de negociação agendada para a tarde do mesmo dia. No período da tarde ocorreu reunião com a representação do Banco do Brasil, ocasião em que foi apresentada uma proposta pelo […]
Leia maisPejotização e vínculo de emprego: O risco da suspensão em massa
Migalhas A suspensão das ações sobre pejotização ignora fraudes, paralisa direitos e ameaça a Justiça do Trabalho. Entenda os riscos de tratar relações desiguais como se fossem iguais. A recente decisão do STF, que suspendeu nacionalmente todos os processos judiciais sobre a licitude da contratação de trabalhadores por meio de pessoa jurídica ou como autônomos […]
Leia mais