
Encontro debateu desigualdade salarial entre homens e mulheres e reforçou a necessidade de políticas efetivas para garantir equidade no setor bancário
A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) esteve representada na mesa de negociação de Igualdade de Oportunidades, realizada nesta segunda-feira (31), pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, Lourival Rodrigues.
Durante a reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), os representantes dos trabalhadores cobraram medidas concretas para reduzir a desigualdade salarial e de ascensão profissional entre homens e mulheres no setor bancário.
“Queremos projetos concretos. As diferenças salariais entre homens e mulheres persistem, e os bancos precisam assumir compromissos efetivos para mudar esse cenário”, destacou Lourival Rodrigues.
Segundo dados do Dieese apresentados na mesa, as bancárias ainda recebem, em média, 19% a menos que os homens, e a diferença salarial é ainda maior para as negras, que ganham 34,5% a menos do que os colegas brancos. Além disso, 95,7% dos postos de trabalho fechados nos últimos anos eram ocupados por mulheres.
Outro ponto abordado foi a necessidade de transparência nos dados salariais. O Comando Nacional dos Bancários reforçou a importância de os bancos divulgarem as informações por empresa, e não apenas por CNPJ de estabelecimentos isolados, para garantir um diagnóstico real da desigualdade e facilitar a implementação de soluções.
Sobre os encaminhamentos, Lourival Rodrigues destacou: “A representante da Fenaban assumiu o compromisso de levar a demanda do movimento sindical aos bancos para discutir políticas efetivas de combate à desigualdade salarial. Na próxima mesa de negociação, esperamos um retorno sobre essas propostas.”
Mais Mulheres na TI
Também foram apresentados os avanços do programa Mais Mulheres na TI, conquistado na última renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A iniciativa oferece 3.100 bolsas de estudo para formação de mulheres na área de tecnologia, sendo que 1.118 já foram selecionadas na primeira fase do programa.
“A procura pelas bolsas foi muito alta, mostrando que há uma demanda reprimida entre as mulheres que querem se qualificar e atuar na área da tecnologia”, ressaltaram as representantes do movimento sindical. Uma nova fase de inscrições será aberta ainda neste semestre.
Canais de combate à violência
A reunião também tratou do acompanhamento da implementação dos canais de acolhimento às bancárias vítimas de violência doméstica, outra conquista da categoria na CCT. Segundo a Fenaban, 84% dos bancos já disponibilizam esses canais, e outros 11% preveem a implementação até 2025.
O Comando Nacional dos Bancários destacou a importância de garantir a efetividade desses canais e de ampliar a divulgação para que todas as trabalhadoras tenham conhecimento e acesso ao suporte necessário. Desde sua criação, os canais sindicais de acolhimento já realizaram mais de 1.100 atendimentos, auxiliando bancárias em situação de vulnerabilidade.
Próximos passos
Uma nova reunião foi agendada para abril, envolvendo representantes de Recursos Humanos dos bancos, para aprofundar as discussões sobre igualdade de oportunidades e definir ações concretas para acelerar a paridade salarial no setor.
Notícias Relacionadas
COE Itaú cobra mudanças no programa GERA e reajuste da PCR
Comissão questiona cobranças abusivas, rebaixamento de cargos e rejeita proposta de reajuste da PCR apresentada pelo banco A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu nesta quarta-feira (2) com a direção do banco para debater os problemas apontados no último Encontro, incluindo questões relacionadas ao programa GERA e ao pagamento da Participação […]
Leia maisFeeb SP/MS cede antiga colônia de férias para implantação de Hotel-Escola em Caraguatatuba
Decisão aprovada pela diretoria da entidade impulsiona educação e economia na região, além de gerar economia para a Federação A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) formalizou a cessão definitiva de sua antiga colônia de férias à Prefeitura de Caraguatatuba. A decisão, consultada e aprovada pela […]
Leia maisFeeb SP/MS participa de reunião da COE Santander sobre diversidade e inclusão
Banco apresenta programas voltados a mulheres, negros, PCDs, LGBTQIA+ e trabalhadores 50+ A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) participou nesta terça-feira (2) da reunião da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander. No encontro, o banco apresentou suas iniciativas para ampliar a diversidade e […]
Leia mais