Feeb SP/MS participa de organização dos Comitês de Luta dos Bancários

04.05.2022

Primeiras ações do processo foram debatidas na última terça-feira (3) A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) se reuniu nesta terça-feira (3), com a organização dos Comitês de Luta dos Bancários e demais representantes da Coordenação Nacional para debater as primeiras ações do processo de criação […]

Primeiras ações do processo foram debatidas na última terça-feira (3)

A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) se reuniu nesta terça-feira (3), com a organização dos Comitês de Luta dos Bancários e demais representantes da Coordenação Nacional para debater as primeiras ações do processo de criação dos comitês.

A iniciativa foi aprovada pelos representantes da categoria durante o 6º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pelo Comando Nacional.

Além da Feeb participam, também, da Coordenação Nacional, as demais federações estaduais e regionais.

“O objetivo é nortearmos a criação destes comitês e participarmos de todo o processo de construção, que contará com o abastecimento de informações e pautas discutidas por cada uma de nossas bases sindicais. É essencial essa união e alinhamento para fazer valer o direito de defesa e melhoria das condições de trabalhadoras e trabalhadores de todo o país”, pontua Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS.

Definições

A reunião definiu o formato de apoio para a criação dos comitês estaduais, por federação, sindicatos, banco ou local de trabalho. De acordo com a organização dos comitês, as unidades podem ser constituídas pelos seguintes setores: mulheres, racial, LGBTQIA+ ,  pessoas com deficiência, entre outros.

O objetivo é alcançar um total de 300 comitês. “É de fundamental importância nossa participação nos Comitês de Luta, que transcende a parte política partidária e retorna para os debates, centrados na solidariedade, os quais sempre nortearam as lutas de classe. Vamos construir o Brasil que queremos”, ressalta Breda.

A rede de comitês busca engajar ao todo cerca de 30 mil trabalhadores.

A criação do Comitê Interestadual de luta será apresentada aos Sindicatos durante a Conferência Interestadual da Feeb SP/MS, prevista para os dias 26 e 27 de maio.

Ação dos comitês

Os Comitês de Luta vão atuar em defesa dos direitos de todos os cidadãos e da democracia. Para esse objetivo, deve propagar políticas de inclusão social, combater a fome e a miséria e atuar contra as fake news, além de criar ações de solidariedade, como arrecadação e distribuição de alimentos e o fortalecimento do Sindicato Cidadão.

De acordo com a organização, as discussões serão orientadas por grandes eixos, como soberania nacional, defesa das empresas públicas, reforma tributária e um sistema financeiro justo. O objetivo é nortear o debate sobre temas importantes para a classe trabalhadora.

(com informações: Contraf-CUT)

Cartilha

Para dar suporte à formação dos comitês, a Contraf-CUT está lançando uma cartilha de formação, que será enviada aos sindicatos. Com título baseado no tema do 6º Congresso da Contraf-CUT, Reconstruir o Brasil que a Gente Quer, a publicação traz orientação global sobre os passos para formação de um comitê, como deve ser seu funcionamento, estrutura, objetivos, funções e os grandes eixos de debate, bem como seu relacionamento com a coordenação nacional.

(com informações: Contraf-CUT)

Notícias Relacionadas

Semana reforçou a conscientização sobre o combate às LER/Dort

A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros Nesta semana, no dia 28 de fevereiro (última quarta-feira) foi o Dia Mundial de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data foi escolhida pela Organização Internacional […]

Leia mais

COE e Itaú discutem revisões nos programas de remuneração

Durante a reunião foram apresentadas modificações nos programas. O movimento sindical deve elaborar contraproposta em breve  A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú realizou nesta quarta-feira (28), em São Paulo, uma reunião com a direção do banco para debater questões relacionadas à remuneração dos funcionários. Durante o encontro, o banco apresentou alterações nos […]

Leia mais

Trabalhadores discutem futuro da Fundação Itaú-Unibanco

Em seminário promovido pela Contraf-CUT e COE Itaú trabalhadores debateram caminhos para aumentar representatividade na gestão do fundo de pensão Trabalhadoras e trabalhadores associados à Fundação Itaú-Unibanco se reuniram, nesta quinta-feira (29), em um seminário organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, […]

Leia mais

Sindicatos filiados