Feeb-SP/MS repudia demissões de dirigentes sindicais pelo Banco Mercantil e cobra cumprimento da CCT

21.10.2025

Federação considera a postura do banco antissindical e reforça que vai adotar medidas para garantir o respeito à Convenção Coletiva e à estabilidade dos representantes da categoria. A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS) repudia a postura do Banco Mercantil, que demitiu dirigentes sindicais […]

Federação considera a postura do banco antissindical e reforça que vai adotar medidas para garantir o respeito à Convenção Coletiva e à estabilidade dos representantes da categoria.

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS) repudia a postura do Banco Mercantil, que demitiu dirigentes sindicais com estabilidade assegurada pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). As dispensas ocorreram nas bases dos sindicatos de Araras, Rio Claro e Guaratinguetá e São Carlos.

Durante reunião realizada na segunda-feira (20), representantes da Feeb-SP/MS e dos sindicatos envolvidos tentaram dialogar com o banco em busca de uma solução, mas o Mercantil se recusou a reconhecer o direito à estabilidade dos dirigentes, em claro desrespeito às normas coletivas e à organização sindical.

De acordo com os sindicatos, o banco alegou baixa produtividade, mas ignorou o fato de que a estabilidade sindical está prevista na CCT, firmada junto à Fenaban, da qual o Mercantil é signatário. Além disso, condicionou qualquer possibilidade de acordo à retirada de ações individuais e coletivas movidas pelos sindicatos, inclusive anteriores à atual redação da Cláusula 67.

“Trata-se de uma postura inaceitável e antissindical, que afronta o movimento bancário e o direito de representação dos trabalhadores. Exigimos a reintegração imediata dos dirigentes e o cumprimento integral da Convenção Coletiva”, afirma o secretário geral da Feeb-SP/MS, Reginaldo Breda.

A Feeb-SP/MS reforça que vai atuar em conjunto com a Contraf-CUT e os sindicatos envolvidos para denunciar o Banco Mercantil ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e adotar todas as medidas cabíveis para garantir o respeito à CCT, à representação sindical e aos direitos da categoria bancária.

Notícias Relacionadas

Formação reuniu mulheres sindicalistas de todo o país para fortalecer a atuação feminina nas mesas de negociação

A dirigente Débora Machado, do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região, representou a Feeb SP/MS na Secretaria da Mulher da UGT-SP durante o curso Negociação Coletiva e Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho, promovido pelo Ministério das Mulheres, em Brasília. O encontro, realizado entre os dias 4 e 7 de […]

Leia mais

Feeb SP/MS convoca plenária para discutir renovação do ACT Saúde Caixa

Encontro acontece no dia 10 de novembro, às 18h, via Zoom, e antecede as assembleias nos sindicatos filiados A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) convoca todos os sindicatos filiados para participarem da plenária de esclarecimentos sobre a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Saúde […]

Leia mais

Eleições da Cabesp começam no dia 18 de novembro

Associados poderão votar até o dia 27 pelo portal da Caixa Beneficente, escolhendo diretores e membros do Conselho Fiscal A Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) realizará suas eleições entre os dias 18 e 27 de novembro de 2025. O processo terá início à 0h01 do dia 18 (terça-feira) […]

Leia mais

Sindicatos filiados