Financiários cobram igualdade salarial e de oportunidades para mulheres e negros no setor

12.07.2024

Com base em levantamento do Dieese, trabalhadores e trabalhadoras mostraram distorções salariais de gênero e raça Representantes dos financiários, no movimento sindical, se reuniram, nesta sexta-feira (12), com a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), para cobrar igualdade de oportunidades no setor. O encontro faz parte das negociações da Campanha Nacional […]

Com base em levantamento do Dieese, trabalhadores e trabalhadoras mostraram distorções salariais de gênero e raça

Representantes dos financiários, no movimento sindical, se reuniram, nesta sexta-feira (12), com a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), para cobrar igualdade de oportunidades no setor. O encontro faz parte das negociações da Campanha Nacional 2024 da categoria.

A pedido dos trabalhadores foi apresentado pela economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Cátia Toshie Uehara, um levantamento elaborado a partir da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de 2022, que comprova a desigualdade entre homens e mulheres e entre brancos e negros no setor financiário.

Enquanto em todo o país os negros (soma de pretos e pardos) representam 55,5% da população, no setor financiário 68,25% se autodeclararam brancos e 22,06% negros.

Além de estarem subrepresentados no setor, a remuneração média mensal dos negros financiários é 69,7% da remuneração média mensal dos colegas brancos, uma defasagem de 30%.

O trabalho do Dieese mostrou ainda que, apesar de as mulheres representarem 52% do total de trabalhadores financiários, o setor paga a elas 57,29% da remuneração mensal média paga aos homens.

O levantamento apontou também que o setor tem baixíssima contratação de pessoas com deficiência (PCDs), que compõem somente 1,93% de toda a categoria.

Após a apresentação dessas informações aos representantes da Acrefi, foi ressaltado o dever do setor em corrigir as distorções, a partir da contratação de mais negros e negras e do cumprimento da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres.

Foi destacada também a importância de obter um perfil mais detalhado dos trabalhadores e trabalhadoras do setor, por meio de uma pesquisa conhecida como “Rosto dos financiários”. De acordo com a representação dos financiários, o levantamento ajudará a embasar melhor a construção de medidas para alcançar a igualdade de oportunidades para todos, independentemente de raça, cor, condição física e orientação sexual.

Walmir Gomes representou a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS). “É fundamental que essas desigualdades sejam eliminadas. O setor financiário precisa refletir a diversidade do nosso país, oferecendo oportunidades iguais para todos os trabalhadores, independentemente de sua cor ou gênero”, destacou.

Calendário de Negociações:

– 16/07 – Emprego: incluindo a questão do teletrabalho (Manhã)
– 19/07 – Saúde e condições de trabalho (Tarde)
– 23/07 – Cláusulas econômicas (Manhã)
– 30/07 – Cláusulas econômicas (Tarde)

Notícias Relacionadas

Feeb SP/MS aprova acordo coletivo do Banco Itaú, que regulamenta novas normas de teletrabalho e jornada de trabalho

Durante assembleia realizada nesta sexta-feira (27), bancários aprovaram novas regras para teletrabalho, controle eletrônico de jornada, banco de horas e bolsa auxílio educação. Nesta sexta-feira (27), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou uma assembleia para a votação do acordo coletivo de trabalho do Banco Itaú. O […]

Leia mais

Mudanças no Santander: Uniforme, Certificação CPA 20 e Atualizações de Atendimento são destaques em reunião com a COE

Banco aborda novos padrões de vestuário, impactos da transição da plataforma Van Gogh e mudanças nos requisitos de certificação para funcionários. Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (23), a Comissão de Organização e Emprego (COE) do Santander se reuniu com representantes do banco para discutir uma série de temas que impactam diretamente os funcionários. Entre […]

Leia mais

Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano

Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]

Leia mais

Sindicatos filiados