Folha destaca luta e militância de Fred Pessoa no PCB contra a ditadura

15.12.2016

FREDERICO PESSOA DA SILVA (1949-2016) Mortes: Torturado, teve vida marcada pela ditadura THIAGO AMÂNCIO – FOLHA DE S. PAULO Até o fim da vida, Frederico Pessoa precisou tomar remédios para dormir e também para se manter acordado. A tortura a que foi submetido durante a ditadura militar nunca o deixou em paz. Veja a matéria […]

FREDERICO PESSOA DA SILVA (1949-2016)

Mortes: Torturado, teve vida marcada pela ditadura

THIAGO AMÂNCIO – FOLHA DE S. PAULO

Até o fim da vida, Frederico Pessoa precisou tomar remédios para dormir e também para se manter acordado. A tortura a que foi submetido durante a ditadura militar nunca o deixou em paz.

Veja a matéria no site do jornal

Nascido no Recife, começou a militar logo cedo e, quando mudou-se para o Rio de Janeiro, aos 12, já era membro do Partido Comunista – seu pai, Zé Raymundo, foi um importante líder do Partidão.

Estudou na Escola de Quadros do Partido Comunista da União Soviética no começo dos anos 1970, em Moscou.

Tentou voltar ao Brasil pela fronteira com o Uruguai, mas deparou-se com a divisa fechada. Sem saber o que fazer, bolou um plano: diria que era um estudante que foi a uma festa na Argentina e perdeu os documentos. Para isso, passou dias em bordeis de Buenos Aires. Os militares foram checar a história e acreditaram quando prostitutas portenhas confirmaram que o conheciam.

Para evitar a prisão, recorreu a diferentes codinomes ao longo da vida, como Fernando e Fábio. Mas foi pego em 1975 e preso no Dops. Não bastasse ser torturado, ainda viu a mulher, Eleonora, ser abusada na sua frente –cena que nunca esqueceu.

Ficou dois anos preso. Libertado, passou a atuar como jornalista em sindicatos. Conheceu a segunda esposa em 1985, durante uma manifestação na Cinelândia, no Rio. Era Mércia Pinto Vinhas, que também estudara em Moscou. Com ela, teve Cecília, sua única filha.

Fred morreu no último dia 4, após quatro meses de luta contra um câncer. Deixa, além da filha, enteados, netos e inúmeros amigos.

Fonte: PPS – Portal Nacional
 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados