
Bancários cobram diálogo com o Banco sobre o desmonte que afetará cerca de 5 mil funcionários
Nesta sexta-feira (29) bancárias e bancários de todo o país cruzaram os braços contra a reestruturação do Banco do Brasil. A decisão prevê o fechamento de agências e deve impactar na demissão de 5 mil funcionários.
Os sindicatos filiados à Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso aderiram às manifestações e tiveram agências do Banco do Brasil paralisadas por 24h. A sexta-feira foi marcada com protestos e greves nas agências, além de manifestações nas redes sociais e imprensa.
Foto: Júlio César Costa
Participaram do ato os sindicatos das seguintes cidades e regiões: Araçatuba, Andradina, Campinas, Guaratinguetá, Jaú, Lins, Marília, Piracicaba, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Tupã, Votuporanga, Corumbá, Naviraí e Três Lagoas.
“Tivemos uma boa adesão dos funcionários e sindicatos que mostraram mais uma vez uma categoria unida e intensa quando o assunto é a defesa de seus direitos. Cruzamos os braços em sinal de protesto e continuaremos mobilizados contra o desmonte do banco e decisões consideradas prejudiciais para todo um país”, declara Jeferson Boava, presidente da Feeb SP/MS.
Foto: Divulgação
Dentro do calendário de luta organizado pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Federações e Sindicatos, além da paralisação, protestos em redes sociais e presenciais acontecem semanalmente. Ações judiciais contra a reestruturação também estão sendo avaliadas pelas linhas de frente.
Veja imagens dos protestos aqui.
Manifestação cidade a cidade:
ARAÇATUBA
Araçatuba e Birigui – Fechamento agências
ANDRADINA
Retardou abertura em 1 hora
CAMPINAS
Fechamento de Agências
GUARATINGUETÁ
Dialogou com a população nas agências, rádio e manifestações redes sociais
JAÚ
Fechamento de 3 agências
LINS
Manifestação nas agências
MARÍLIA
Fechamento de 5 agências (Marília, Ourinhos, Garça, Oriente e Vera Cruz)
PIRACICABA
Fechamento de 6 agências e ato público
PRESIDENTE VENCESLAU
100% agências fechadas
RIBEIRÃO PRETO
Fechamento agências
RIO CLARO
Manifestações em 3 cidades
SANTOS
Fechamento 100% agências
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Fechamento de agências
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Fechamento agências SJRP e região
SOROCABA
Fechamento agência Itararé e posicionamento em frente demais agências, cobertura imprensa
TUPÃ
Fechamento agências
VOTUPORANGA
Manifestação com carro de som
CORUMBÁ
Manifestação e conversa com a população
NAVIRAÍ
Cartazes e entrega de cartas abertas
TRÊS LAGOAS
Fechamento de agências
Notícias Relacionadas
Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas
Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]
Leia maisSantander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro
Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]
Leia maisFeeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú
Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]
Leia mais