
Bancários cobram diálogo com o Banco sobre o desmonte que afetará cerca de 5 mil funcionários
Nesta sexta-feira (29) bancárias e bancários de todo o país cruzaram os braços contra a reestruturação do Banco do Brasil. A decisão prevê o fechamento de agências e deve impactar na demissão de 5 mil funcionários.
Os sindicatos filiados à Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso aderiram às manifestações e tiveram agências do Banco do Brasil paralisadas por 24h. A sexta-feira foi marcada com protestos e greves nas agências, além de manifestações nas redes sociais e imprensa.
Foto: Júlio César Costa
Participaram do ato os sindicatos das seguintes cidades e regiões: Araçatuba, Andradina, Campinas, Guaratinguetá, Jaú, Lins, Marília, Piracicaba, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Tupã, Votuporanga, Corumbá, Naviraí e Três Lagoas.
“Tivemos uma boa adesão dos funcionários e sindicatos que mostraram mais uma vez uma categoria unida e intensa quando o assunto é a defesa de seus direitos. Cruzamos os braços em sinal de protesto e continuaremos mobilizados contra o desmonte do banco e decisões consideradas prejudiciais para todo um país”, declara Jeferson Boava, presidente da Feeb SP/MS.
Foto: Divulgação
Dentro do calendário de luta organizado pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Federações e Sindicatos, além da paralisação, protestos em redes sociais e presenciais acontecem semanalmente. Ações judiciais contra a reestruturação também estão sendo avaliadas pelas linhas de frente.
Veja imagens dos protestos aqui.
Manifestação cidade a cidade:
ARAÇATUBA
Araçatuba e Birigui – Fechamento agências
ANDRADINA
Retardou abertura em 1 hora
CAMPINAS
Fechamento de Agências
GUARATINGUETÁ
Dialogou com a população nas agências, rádio e manifestações redes sociais
JAÚ
Fechamento de 3 agências
LINS
Manifestação nas agências
MARÍLIA
Fechamento de 5 agências (Marília, Ourinhos, Garça, Oriente e Vera Cruz)
PIRACICABA
Fechamento de 6 agências e ato público
PRESIDENTE VENCESLAU
100% agências fechadas
RIBEIRÃO PRETO
Fechamento agências
RIO CLARO
Manifestações em 3 cidades
SANTOS
Fechamento 100% agências
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Fechamento de agências
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Fechamento agências SJRP e região
SOROCABA
Fechamento agência Itararé e posicionamento em frente demais agências, cobertura imprensa
TUPÃ
Fechamento agências
VOTUPORANGA
Manifestação com carro de som
CORUMBÁ
Manifestação e conversa com a população
NAVIRAÍ
Cartazes e entrega de cartas abertas
TRÊS LAGOAS
Fechamento de agências
Notícias Relacionadas
Contraf-CUT divulga os eixos temáticos das discussões para 2025
Conheça os temas que serão debatidos nas conferências regionais e estaduais da categoria bancária A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) divulgou os eixos temáticos das discussões que irão nortear os debates das conferências regionais e estaduais deste ano. Mesmo não sendo um ano de campanha salarial, as conferências seguem como espaços fundamentais […]
Leia maisAudiência pública debate fechamento de agências e terceirizações irregulares no Santander
O auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sedia nesta segunda-feira (16/06), às 11h, uma audiência pública para debater o fechamento de agências e a terceirização fraudulenta praticada pelo Santander no Brasil. O evento, promovido pelo deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), contará com a participação de representantes do movimento sindical bancário […]
Leia maisNova sede do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região
Nota para Imprensa Mudança ocorre após quase 40 anos ocupando prédio na região central Campinas, junho de 2025 – A partir desta sexta-feira, 13 de junho, o Sindicato dos Bancários de Campinas e Região está de casa nova. Após 36 anos instalado na Rua Ferreira Penteado, no Centro de Campinas, a entidade passa a funcionar […]
Leia mais