Grupo de Trabalho de Saúde do Itáu se reúne com banco para tratar canal de denúncias

17.10.2023

Representantes reforçaram a importância do sigilo e da participação do movimento sindical nas apurações dos casos O Grupo de Trabalho de Saúde do banco Itáu se reuniu nesta terça-feira (17) com representantes do banco para tratar sobre o canal de denúncias. A programação deu prosseguimento ao calendário de reuniões sobre o tema Saúde e Condições […]

Representantes reforçaram a importância do sigilo e da participação do movimento sindical nas apurações dos casos

O Grupo de Trabalho de Saúde do banco Itáu se reuniu nesta terça-feira (17) com representantes do banco para tratar sobre o canal de denúncias. A programação deu prosseguimento ao calendário de reuniões sobre o tema Saúde e Condições de trabalho.

Na ocasião, uma apresentação sobre o canal de denúncias e números de apurações e conduta foi realizada pelo ombudsman do banco. Entre os destaques foram apresentados trabalhos como o de divulgação do canal e orientações sobre denúncias, vídeos e podcast sobre a construção de ambientes saudáveis, que envolvam a segurança psicológica.

Em resposta, o movimento sindical demonstrou que o canal de denúncias nem sempre é um mecanismo em que os bancários confiam. O sigilo absoluto da denúncia e o retorno satisfatório foi um dos pontos cobrados pelo GT.

“O trabalho de encaminhamento de denúncias, geralmente é feito pelo próprio movimento sindical aos canais internos do banco. Além de demonstrarmos a ineficiência do canal, reforçamos o pedido de agilidade nas apurações e principalmente, preservação total do denunciante”, destacou Walmir Gomes, representante da Federação dos Bancários dos  Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), no GT Saúde.

De acordo com representantes, bancários e bancárias devem se sentir seguros para realizar a denuncia em situações que envolvam assédio moral ou sexual, discriminações, abusos ou falta de condições adequadas de trabalho.

“É inaceitável que o denunciante seja demitido ou transferido como sinal de retaliação, fazendo com que o assediador continue a tal prática, como nos casos que mostramos ao banco”, disse o representante.

Representantes reforçaram a importância de criar relações saudáveis no ambiente de trabalho, que favoreçam o convívio profissional e promovam a saúde e melhores condições.

O movimento sindical destacou, ainda, a importância da participação nas apurações dos casos.

O banco se comprometeu a reavaliar as questões e dar continuidade às discussões do tema.

 

Notícias Relacionadas

Bancários do Santander deliberam sobre a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2026 em assembleia virtual

Assembleia vai até as 20h desta quinta-feira (10/10) e inclui novas cláusulas que garantem direitos adicionais para os trabalhadores A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos convocam os bancários do Santander a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, realizada de forma virtual, desde as […]

Leia mais

Fenacrefi apresenta proposta para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho dos Financiários

Coletivo Nacional dos Financiários indica aprovação em assembleias A 12ª reunião de negociação entre o Coletivo Nacional dos Financiários e a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi), realizada de forma online na manhã desta sexta-feira (27), trouxe avanços significativos para a Campanha Nacional 2024. A Fenacrefi apresentou uma proposta de renovação […]

Leia mais

Funcef: Entenda a proposta de equacionamento e participe da consulta

Participantes ativos, aposentados e pensionistas do plano REG/Replan Saldado têm até 18h de sexta-feira (27) para opinar Até às 18h desta sexta-feira (27), os participantes ativos, aposentados e pensionistas do plano REG/Replan Saldado da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), responsável pela administração dos planos de previdência das empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal, podem […]

Leia mais

Sindicatos filiados