HSBC encerra planos corporativos de previdência aberta e libera saldo

08.09.2016

Com a integração ao Bradesco, a partir do próximo dia 1º de outubro, “os Planos Corporativos de Previdência Privada HSBC, inclusive o Plano de Previdência Corporativa Voluntária, serão descontinuados”, encerrados. Ou seja, não terão mais “contribuições da Instituidora (HSBC e suas controladas no Brasil)”. Diante dessa medida, a partir do próximo dia 1º de novembro, […]


Com a integração ao Bradesco, a partir do próximo dia 1º de outubro, “os Planos Corporativos de Previdência Privada HSBC, inclusive o Plano de Previdência Corporativa Voluntária, serão descontinuados”, encerrados. Ou seja, não terão mais “contribuições da Instituidora (HSBC e suas controladas no Brasil)”.

Diante dessa medida, a partir do próximo dia 1º de novembro, “as contribuições até então realizadas pelo HSBC serão integralmente liberadas, mediante a assinatura do Termo de Ciência de Encerramento do Plano, para livre movimentação do funcionário que estiver ativo na Instituidora em 30 de setembro deste ano”, segundo comunicado do Bradesco. E mais: “eventuais saídas antes desta data ficarão sujeitas às regras atuais do plano”.

Após assinatura do Termo, o funcionário deve encaminhar o documento via malote para o Arquivo Nacional de Funcionários (ANF) até o dia 14 deste mês de setembro.

Orientação

O Bradesco oferece cinco opções, conforme o Termo de Ciência.

1. Manter seu plano atual sem realizar novas contribuições.

2. Manter suas contribuições individuais no plano atual como autopatrocinado, por meio de débito em conta corrente.

3. Solicitar a concessão do benefício de acordo com as regras estabelecidas no Plano.

4. Solicitar a portabilidade dos recursos para outro plano de previdência da Bradesco Vida e Previdência ou outra Entidade de sua preferência, desde que respeitada(s) a(s) carência(s) aplicável/aplicáveis.

5. Solicitar o resgate, observando a alíquota de tributação de acordo com seu regime tributário, bem como a(s) carência(s) aplicável/aplicáveis, nos termos da Resolução 139/140 do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados).

Para Gisele Paifer, diretora do Seeb Campinas, filiado à Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) a “melhor opção é a manter o plano atual sem novas contribuições e aderir ao plano cinco por quatro do Bradesco”.

Fonte: Jairo Gimenez – Seeb Campinas

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados