Na quarta-feira (16/01), o Movimento Sindical se reuniu com a direção do HSBC para discutir as alterações no plano de saúde implementadas pelo banco.
A partir deste ano os titulares do plano, no caso os funcionários, não pagarão mais o valor mensal da contribuição. Em compensação, a contribuição dos dependentes será reajustada de acordo com uma tabela.
Para piorar, a co-participação nas consultas, procedimentos ambulatoriais e exames simples passarão de 15% para 20%. Antes, a co-participação era cobrada somente a partir da sétima consulta. Agora será cobrada a partir do primeiro atendimento. O teto da co-participação também foi extinto, ou seja, não haverá limite para a cobrança, que antes da mudança era de R$ 160,23.
Os aposentados também sentirão a mudança, pois passarão a contribuir de acordo com a faixa etária dos titulares e seus dependentes.
Segundo o banco, estas mudanças foram necessárias para manter a qualidade do plano de saúde, justificativa esta que os dirigentes sindicais presentes na reunião rechaçaram, afirmando ainda que não concordam com as mudanças implementas unilateralmente pelo HSBC.
Uma nova reunião vai acontecer no dia 6 de fevereiro para dar prosseguimento às discussões sobre o assunto, não sendo descartada a adoção de medidas jurídicas para manter os direitos dos trabalhadores do HSBC.
Fonte: Seeb Franca
Notícias Relacionadas
Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano
Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]
Leia maisTutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil
Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]
Leia maisProposta sobre o Plano de Saúde dos Aposentados do Itaú é Encaminhada ao Banco
Reunião entre COE Itaú e aposentados resultou em proposta para revisão dos custos e condições do plano de saúde; nova negociação com o banco está agendada para 13 de janeiro. Na última quinta-feira, 19 de dezembro, uma reunião entre os membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e um grupo representativo de […]
Leia mais