Impactos da recessão econômica e do ajuste fiscal sobre o mercado de trabalho no Brasil

20.05.2016

O desemprego assusta novamente o país. Para subsidiar a discussão sindical sobre o problema, o DIEESE e as centrais sindicais CTB, CSB. CUT, Força Sindical, NCST e UGT organizam no próximo dia 24 um seminário para debater a questão (Enfrentando o desemprego – desafios para a luta sindical). O Departamento também preparou a nota técnica […]

O desemprego assusta novamente o país. Para subsidiar a discussão sindical sobre o problema, o DIEESE e as centrais sindicais CTB, CSB. CUT, Força Sindical, NCST e UGT organizam no próximo dia 24 um seminário para debater a questão (Enfrentando o desemprego – desafios para a luta sindical). O Departamento também preparou a nota técnica Impactos da recessão econômica e do ajuste fiscal sobre o mercado de trabalho no Brasil, que trata do problema. O documento reúne e organiza dados, de diferentes pesquisas, que cobrem do terceiro trimestre de 2014 até março de 2016.

Grande parte do trabalho tem como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad Contínua/IBGE). Segundo o levantamento, a taxa de desemprego passou de 6,5%, no último trimestre de 2014, para 10,9% no primeiro trimestre de 2016, um aumento de 4,4 pontos percentuais. O total de trabalhadores desocupados nos três primeiros meses deste ano foi estimado em 11,1 milhões de pessoas no país.

Entre o primeiro trimestre de 2015 e o mesmo período de 2016, estima-se que houve redução de quase 1,4 milhão de empregos formais, com registro em carteira de trabalho, e de cerca de 327 mil ocupações informais, sem carteira de trabalho assinada.

Ao mesmo tempo, houve movimento de ampliação de ocupações em postos de mais precários, com menos proteção da legislação trabalhista, como o trabalho por conta própria (aumento de 1,4 milhão de ocupados) e o doméstico (202 mil).

Já o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, revelou que o país fechou 1,5 milhão de postos de trabalho com carteira assinada em 2015, um dos piores resultados de toda a série histórica da pesquisa.

O trabalho traz ainda dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pelo DIEESE, a Fundação Seade e parceiros regionais nas regiões metropolitanas de São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e no Distrito Federal, que mostram também a piora da situação do mercado de trabalho, e informações sobre uso do Seguro-Desemprego.

Fonte: DIEESE

Para se inscrever no seminário, clique aqui

Para acessar a nota técnica do DIEESE, clique aqui

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados