Itaú Unibanco confirma acordo para união com Corpbanca

29.01.2014

Por Daniela Machado | Valor SÃO PAULO – O Itaú Unibanco confirmou nesta quarta-feira um acordo para união das suas operações no Chile com o Corpbanca, assumindo o controle da instituição que será chamada de Itaú CorpBanca. Reportagem publicada hoje no Valor informa que o banco brasileiro acertava ontem à noite os detalhes finais da […]

Por Daniela Machado | Valor

Foto: Ana Paula Paiva/Valor

SÃO PAULO – O Itaú Unibanco confirmou nesta quarta-feira um acordo para união das suas operações no Chile com o Corpbanca, assumindo o controle da instituição que será chamada de Itaú CorpBanca. Reportagem publicada hoje no Valor informa que o banco brasileiro acertava ontem à noite os detalhes finais da operação, que lhe dará a posição de quarta maior instituição financeira no Chile.

Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Itaú disse que a operação com o Corp Group criará “uma plataforma para crescimento e busca de novas oportunidades de negócios no setor financeiro no Chile, na Colômbia, no Peru e na América Central”.

A operação se dará por meio de um aumento de capital do banco Itaú Chile de US$ 652 milhões, a ser realizado pelo próprio Itaú Unibanco, ou uma de suas subsidiárias. O Itaú Chile será, então, incorporado pelo Corpbanca, com o cancelamento de suas ações e emissão de novas pelo CorpBanca, na proporção estimada de 85.420,07 ações do CorpBanca para cada ação do Itaú Chile.

As participações no banco resultante da incorporação, que será chamado de Itaú CorpBanca, serão de 33,58% para o Itaú Unibanco e 32,92% para o Corp Group.

Posteriormente, também haverá integração do Itaú BBA Colômbia às operações do Itaú CorpBanca ou de suas subsidiárias.

“Com sua concretização, o Itaú Unibanco passará da sétima para a quarta posição no ranking de maiores bancos do Chile em termos de empréstimos e ingressará no mercado colombiano de varejo financeiro através do banco CorpBanca Colômbia e do Helm Bank”, acrescentou no comunicado.

O Itaú Unibanco não estima efeitos contábeis relevantes dessa operação em seu resultado. A concretização do negócio está sujeita a algumas condições, incluindo assembleia de acionistas do CorpBanca e aprovações regulatórias no Brasil, no Chile e na Colômbia, além de outras jurisdições nas quais o CorpBanca tem atividades.

Fonte: Valor Econômico 

Notícias Relacionadas

Resultados Assembleias: Bancários representados por Sindicatos da Feeb SP/MS aprovam CCT para bancos privados

Votação contou com ampla adesão, mas divergências nas propostas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal levarão a novas deliberações A votação das assembleias para deliberação da proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) teve resultados mistos nas regiões dos Sindicatos dos Bancários representados pela Federação […]

Leia mais

Funcionários do BB deliberam sobre proposta de renovação da CCT e ACT

Feeb SP/MS indica aprovação As funcionárias e os funcionários do Banco do Brasil decidirão, em assembleia realizada pelo Sindicato, nesta quarta-feira, 04 de setembro, sobre proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do banco. A votação será aberta às 20h e seguirá até as 20h de quinta-feira (5) pela plataforma eletrônica VotaBem. O Comando Nacional […]

Leia mais

Campanha Nacional: Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realiza Plenária nesta quarta-feira (4)

A Feeb SP/MS e seus Sindicatos convidam a categoria para discutir as conquistas da Campanha Nacional e a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em Plenária nesta quarta (04) Nesta quarta-feira (4), a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizará uma Plenária das 18h30 às […]

Leia mais

Sindicatos filiados