Mesa sobre ascensão profissional no Banco do Brasil apresenta avanços

07.07.2016

Após três rodadas de negociação, a mesa de Ascensão Profissional entre os sindicatos e o Banco do Brasil apresentou avanços nos processos seletivos internos; a última rodada ocorreu na última terça-feira (5). Entre os temas discutidos, ascensão, encarreiramento e, sobretudo, a efetividade, transparência e melhoria nos critérios dos processos seletivos em todas as unidades do […]


Após três rodadas de negociação, a mesa de Ascensão Profissional entre os sindicatos e o Banco do Brasil apresentou avanços nos processos seletivos internos; a última rodada ocorreu na última terça-feira (5). Entre os temas discutidos, ascensão, encarreiramento e, sobretudo, a efetividade, transparência e melhoria nos critérios dos processos seletivos em todas as unidades do BB.

Os representantes dos funcionários cobraram os feedbacks aos concorrentes em todas as seleções internas, inclusive aquelas feitas na própria unidade, possibilitando assim maior transparência e melhoria na qualificação dos não selecionados em futuras oportunidades de ascensão. A questão de gênero foi bastante discutida, com ênfase na ascensão profissional das mulheres dentro da instituição.

Propostas apresentadas:

– Prazo de 180 dias para segunda nomeação na mesma dependência, evitando assim transferências para ascensão fora dos critérios.
– Tempo mínimo para nomeação após abertura do processo: 2 dias úteis; exceto reestruturação.
– Migração do TAO para plataforma WEB: 2017.
– Painel de ascensão com as vagas disponíveis.
– Revisão das certificações e correspondentes pontuações.
– Propostas específicas para Pessoas com Deficiência (PCD), tais como flexibilidade de prazo e prioridade no sistema para movimentação, desde que a necessidade seja referendada pelo SESMT.
– Mapeamento do perfil da população PCD.
– Processos seletivos com consultoria da Gepes para as maiores unidades.
– Ação afirmativa de gênero; aumento em 10% na proporcionalidade do número de inscritas para primeira investidura.
– Curso de entrevista de seleção para capacitação de gestores.

Avaliação

Para Deborah Negrão de Campos, que participou da mesa como representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), “o debate durante três rodadas caracterizou-se em avanços que envolvem o processo seletivo, com aperfeiçoamento, ajustes e modernização do TAO. Entendemos que o tema sobre ascensão profissional deva ser constantemente debatido e aperfeiçoado, pois é um ponto central na vida laboral dos funcionários. A transparência nos processos, a divulgação ampla das oportunidades, com regras claras e o devido feedbacks aos candidatos compõem alguns dos anseios dos funcionários”.

Após a apresentação das propostas, houve novos debates com sugestões a serem incluídas no relatório final da mesa temática, a ser disponibilizado em breve.

Foto: Mesa de negociação permanente. (Guina Ferraz)

Leia também

Mesa analisa dados dos exames periódicos dos funcionários do BB

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados