Mesa sobre ascensão profissional no Banco do Brasil apresenta avanços

07.07.2016

Após três rodadas de negociação, a mesa de Ascensão Profissional entre os sindicatos e o Banco do Brasil apresentou avanços nos processos seletivos internos; a última rodada ocorreu na última terça-feira (5). Entre os temas discutidos, ascensão, encarreiramento e, sobretudo, a efetividade, transparência e melhoria nos critérios dos processos seletivos em todas as unidades do […]


Após três rodadas de negociação, a mesa de Ascensão Profissional entre os sindicatos e o Banco do Brasil apresentou avanços nos processos seletivos internos; a última rodada ocorreu na última terça-feira (5). Entre os temas discutidos, ascensão, encarreiramento e, sobretudo, a efetividade, transparência e melhoria nos critérios dos processos seletivos em todas as unidades do BB.

Os representantes dos funcionários cobraram os feedbacks aos concorrentes em todas as seleções internas, inclusive aquelas feitas na própria unidade, possibilitando assim maior transparência e melhoria na qualificação dos não selecionados em futuras oportunidades de ascensão. A questão de gênero foi bastante discutida, com ênfase na ascensão profissional das mulheres dentro da instituição.

Propostas apresentadas:

– Prazo de 180 dias para segunda nomeação na mesma dependência, evitando assim transferências para ascensão fora dos critérios.
– Tempo mínimo para nomeação após abertura do processo: 2 dias úteis; exceto reestruturação.
– Migração do TAO para plataforma WEB: 2017.
– Painel de ascensão com as vagas disponíveis.
– Revisão das certificações e correspondentes pontuações.
– Propostas específicas para Pessoas com Deficiência (PCD), tais como flexibilidade de prazo e prioridade no sistema para movimentação, desde que a necessidade seja referendada pelo SESMT.
– Mapeamento do perfil da população PCD.
– Processos seletivos com consultoria da Gepes para as maiores unidades.
– Ação afirmativa de gênero; aumento em 10% na proporcionalidade do número de inscritas para primeira investidura.
– Curso de entrevista de seleção para capacitação de gestores.

Avaliação

Para Deborah Negrão de Campos, que participou da mesa como representante da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), “o debate durante três rodadas caracterizou-se em avanços que envolvem o processo seletivo, com aperfeiçoamento, ajustes e modernização do TAO. Entendemos que o tema sobre ascensão profissional deva ser constantemente debatido e aperfeiçoado, pois é um ponto central na vida laboral dos funcionários. A transparência nos processos, a divulgação ampla das oportunidades, com regras claras e o devido feedbacks aos candidatos compõem alguns dos anseios dos funcionários”.

Após a apresentação das propostas, houve novos debates com sugestões a serem incluídas no relatório final da mesa temática, a ser disponibilizado em breve.

Foto: Mesa de negociação permanente. (Guina Ferraz)

Leia também

Mesa analisa dados dos exames periódicos dos funcionários do BB

Notícias Relacionadas

COE Santander dialoga sobre Igualdade de Oportunidades com o banco

Movimento sindical aguarda data para debate sobre LGBTQIAP+ e combate ao assédio sexual  Representantes da Comissão de Organização dos Empregados do Santander (COE) se reuniram nesta quarta-feira (31) com o banco  para mais um diálogo sobre o tema Igualdade de Oportunidades. A pauta amplamente defendida pelo movimento sindical faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho […]

Leia mais

Combate ao assédio e GDP são temas de reunião entre Sindicatos dos Bancários e representantes do BB

Dirigentes sindicais propõem suspensão do descomissionamento por avaliação     A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), formada por dirigentes sindicais, se reuniu nesta terça-feira (30) com representantes do banco. A reunião ocorreu em formato virtual e tratou de temas como combate ao assédio e avaliação da Gestão de Desempenho Profissional (GDP). […]

Leia mais

TRF1 suspende liminar que afastou presidente da Previ

Desembargador atesta legalidade e capacidade técnica da Previc, entidade pública responsável por gerenciar as operadoras de previdência privada no país e que habilitou João Fukunaga a exercer o cargo O desembargador federal Rafael Paulo Soares Pinto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), derrubou, no início da noite desta segunda-feira (29), a liminar que […]

Leia mais

Sindicatos filiados