Próxima reunião foi agendada para o dia 24 de novembro
A Comissão Bipartite de Saúde no Trabalho formada por representantes do Comando Nacional e da Federação Nacional dos Bancos se reuniu nesta segunda-feira (13) para tratar de demandas relacionadas à saúde dos trabalhadores. Foram quatro horas de debate entre dirigentes sindicais e representantes da Fenaban e bancos.
“O objetivo foi retomar as discussões sobre os problemas enfrentados pelos bancários quando adoecem e precisam se afastar do trabalho. São muitas as situações ruins enfrentadas durante o tratamento do trabalhador e causadas pelos departamentos de Recursos Humanos (Rhs) dos bancos e também pelo INSS”, explica Gustavo Frias, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS). Entre as situações relatadas estão corte de salário e do vale do trabalhador, além da não concessão do benefício pelo INSS. “Muitos bancários acabam procurando a ajuda do sindicato, por isso, como representantes da categoria exigimos tratamento humanizado para bancários e bancárias adoecidos e que buscam tratamento e afastamento pelo INSS”, destaca Frias.
Os representantes dos bancos responderam que as demandas serão debatidas entre as empresas, alegando que há casos em que não receberam as informações da situação dos trabalhadores afastados pelo INSS.
Próxima reunião
Na próxima reunião, o tema será o instrumento de combate ao assédio moral previsto na clausula 61 da CCT. Os sindicatos querem discutir o cumprimento dos mecanismos de prevenção de assédio moral pelos bancos, além da garantia de sigilo do denunciante.
“Reforçamos pedidos como acolhimento e o cumprimento das cláusulas acordadas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”, disse o representante.
A próxima reunião bipartite está prevista para acontecer no dia 24 de novembro.
Notícias Relacionadas
Mudanças no Santander: Uniforme, Certificação CPA 20 e Atualizações de Atendimento são destaques em reunião com a COE
Banco aborda novos padrões de vestuário, impactos da transição da plataforma Van Gogh e mudanças nos requisitos de certificação para funcionários. Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (23), a Comissão de Organização e Emprego (COE) do Santander se reuniu com representantes do banco para discutir uma série de temas que impactam diretamente os funcionários. Entre […]
Leia maisFuncionamento dos bancos durante as festas de final de ano
Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]
Leia maisTutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil
Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]
Leia mais