Movimento sindical mobiliza atividades voltadas para fortalecimento das mulheres no mercado financeiro e na sociedade

02.03.2021

Igualdade e oportunidade para todas e combate à violência doméstica estão entre as discussões Na semana que antecede o mês das mulheres, duas atividades marcaram a semana que antecede o mês das mulheres. Uma plenária virtual ocorreu na última semana, a fim de organizar a programação de atividades para o mês de março. A plenária […]

Igualdade e oportunidade para todas e combate à violência doméstica estão entre as discussões

Na semana que antecede o mês das mulheres, duas atividades marcaram a semana que antecede o mês das mulheres. Uma plenária virtual ocorreu na última semana, a fim de organizar a programação de atividades para o mês de março. A plenária contou com a participação de representantes do grupo de mulheres e debateu temas como igualdade e oportunidade para todas. A plenária está disponível no youtube e pode ser acessada através deste link.

Violência doméstica
Outro tema debatido na semana foi o combate à violência doméstica. Após cobrança da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Bradesco, o banco apresentou um canal de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. O serviço é voltado para o acolhimento psicológico, social e financeiro, de vítimas e seus familiares.

O tema foi um pedido da COE ao banco por transparência no cumprimento do acordo incorporado à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), em setembro de 2020, que garante a criação de um canal em todos os bancos, entre outras ações de caráter preventivo para lidar com a questão.
“São ações que reforçam o nosso compromisso de luta contra a violência doméstica e em defesa da igualdade, da oportunidade e da segurança das mulheres”, explica ngela Savian, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, no grupo coletivo de mulheres.

Debate
Nesta quarta-feira (03), acontece o debate "A Mulher no Sistema Financeiro". A atividade será via aplicativo zoom e contará com a participação do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
O encontro está previsto para às 10h. Para ter acesso à reunião clique aqui.

“É muito importante a mobilização de todas as bases sindicais para participação do maior número de pessoas, tendo em vista, a relevância do tema em um mês especialmente voltado para debates que fortalecem os direitos das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade”, ressalta Jeferson Boava, presidente da Feeb PS/MS.
 

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados