Movimento sindical mobiliza atividades voltadas para fortalecimento das mulheres no mercado financeiro e na sociedade

02.03.2021

Igualdade e oportunidade para todas e combate à violência doméstica estão entre as discussões Na semana que antecede o mês das mulheres, duas atividades marcaram a semana que antecede o mês das mulheres. Uma plenária virtual ocorreu na última semana, a fim de organizar a programação de atividades para o mês de março. A plenária […]

Igualdade e oportunidade para todas e combate à violência doméstica estão entre as discussões

Na semana que antecede o mês das mulheres, duas atividades marcaram a semana que antecede o mês das mulheres. Uma plenária virtual ocorreu na última semana, a fim de organizar a programação de atividades para o mês de março. A plenária contou com a participação de representantes do grupo de mulheres e debateu temas como igualdade e oportunidade para todas. A plenária está disponível no youtube e pode ser acessada através deste link.

Violência doméstica
Outro tema debatido na semana foi o combate à violência doméstica. Após cobrança da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Bradesco, o banco apresentou um canal de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. O serviço é voltado para o acolhimento psicológico, social e financeiro, de vítimas e seus familiares.

O tema foi um pedido da COE ao banco por transparência no cumprimento do acordo incorporado à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), em setembro de 2020, que garante a criação de um canal em todos os bancos, entre outras ações de caráter preventivo para lidar com a questão.
“São ações que reforçam o nosso compromisso de luta contra a violência doméstica e em defesa da igualdade, da oportunidade e da segurança das mulheres”, explica ngela Savian, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, no grupo coletivo de mulheres.

Debate
Nesta quarta-feira (03), acontece o debate "A Mulher no Sistema Financeiro". A atividade será via aplicativo zoom e contará com a participação do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
O encontro está previsto para às 10h. Para ter acesso à reunião clique aqui.

“É muito importante a mobilização de todas as bases sindicais para participação do maior número de pessoas, tendo em vista, a relevância do tema em um mês especialmente voltado para debates que fortalecem os direitos das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade”, ressalta Jeferson Boava, presidente da Feeb PS/MS.
 

Notícias Relacionadas

Após repercussão das denúncias de assédio sexual, Pedro Guimarães pede demissão

Testemunhos das vítimas vieram a público na terça-feira (28) e assustam pela quantidade de casos e pelo grau de desrespeito e crueldade; Ministério Público investiga em sigilo O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, entregou seu pedido de demissão na tarde desta quarta-feira (29) ao presidente da república, Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada […]

Leia mais

NOTA OFICIAL

NOTA OFICIAL Pelo imediato afastamento de Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, e o acolhimento e preservação das vítimas Nós, bancárias de todo o Brasil, manifestamos nossa indignação pelos atos de assédio sexual praticados por Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, que ganharam repercussão na noite de desta terça-feira, 28/06/2022, ao serem divulgados […]

Leia mais

Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul repudia ações de Pedro Guimarães, acusado de assédio sexual

Além de apuração das denúncias, representação dos empregados pede afastamento do presidente da Caixa Após se tornar pública a acusação de assédio sexual feita por diferentes empregadas da Caixa Econômica Federal ao presidente Pedro Duarte Guimarães, a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, se solidariza com as vítimas e manifesta […]

Leia mais

Sindicatos filiados