Depressão, estresse, alcoolismo e até o suicídio podem ser consequências do assédio moral se não coagido. Entre os setores com maior número de casos está o dos bancos. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Brasília, todos os dias um bancário tenta suicídio e a cada 20 dias, um conclui o ato.
Atualmente, o assédio moral atinge 66% dos bancários de todo o país, de acordo com os dados divulgados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).
É por esse motivo que o Ministério Público do Trabalho (MPT) está realizando uma mobilização neste setor. Até sexta-feira, 25, serão realizadas palestras, audiências e até mesmo atos públicos em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Amazonas, Rondônia e Rio Grande do Sul.
Nesta semana de mobilização também foi lançada a cartilha Assédio Moral em Estabelecimentos Bancários. Leia a íntegra e veja o que configura o assédio!
Veja quais são as consequências à saúde:
A pesquisa, realizada com 870 homens e mulheres vítimas de opressão no ambiente de trabalho, mostra (em porcentagem) como cada sexo reage perante a situação.
(Fonte da tabela: Barreto, M. Uma jornada de Humilhações. 2000 PUC/SP.)
Fonte: Portal cmais (Portal de conteúdo da Cultura).
Notícias Relacionadas
Representantes dos empregados cobram da Caixa informações sobre tesoureiros, avaliadores de penhor e caixas
Em ofício, representantes dos empregados destacam que o banco extrapolou o prazo para informações necessárias aos debates da mesa de negociação A Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), encaminhou nesta quinta-feira (24) um ofício à direção do banco para cobrar informações sobre caixas, tesoureiros e avaliadores de penhor. A entidade reforça que em reunião com a CEE, […]
Leia maisSantander ataca estatuto da Cabesp e conselheiros eleitos com ação judicial
A disputa entre o Santander e a Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) chegou ao âmbito judicial, após o banco insistir na indicação ao Conselho Fiscal de uma pessoa que não atende ao requisito de ser associada à Cabesp por, no mínimo, dois anos. Os conselheiros eleitos desconsideraram a […]
Leia maisFeeb SP/MS promove consulta junto aos caixas e tesoureiros da Caixa Econômica Federal
Pesquisa busca levantar dados essenciais para fortalecer as negociações específicas no âmbito do CONECEF, com reunião marcada para o dia 29/10 A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) inicia, a partir desta terça-feira (22/10), uma consulta dirigida aos trabalhadores da Caixa Econômica Federal que atuam como […]
Leia mais