![](https://feeb-spms.org.br/wp-content/themes/light-reply/assets/img/post-padrao.jpg)
Depressão, estresse, alcoolismo e até o suicídio podem ser consequências do assédio moral se não coagido. Entre os setores com maior número de casos está o dos bancos. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Brasília, todos os dias um bancário tenta suicídio e a cada 20 dias, um conclui o ato.
Atualmente, o assédio moral atinge 66% dos bancários de todo o país, de acordo com os dados divulgados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).
É por esse motivo que o Ministério Público do Trabalho (MPT) está realizando uma mobilização neste setor. Até sexta-feira, 25, serão realizadas palestras, audiências e até mesmo atos públicos em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Amazonas, Rondônia e Rio Grande do Sul.
Nesta semana de mobilização também foi lançada a cartilha Assédio Moral em Estabelecimentos Bancários. Leia a íntegra e veja o que configura o assédio!
Veja quais são as consequências à saúde:
A pesquisa, realizada com 870 homens e mulheres vítimas de opressão no ambiente de trabalho, mostra (em porcentagem) como cada sexo reage perante a situação.
(Fonte da tabela: Barreto, M. Uma jornada de Humilhações. 2000 PUC/SP.)
Fonte: Portal cmais (Portal de conteúdo da Cultura).
Notícias Relacionadas
Previ se posiciona sobre notícias de auditoria do TCU
FIQUE POR DENTRO Entidade reafirma equilíbrio dos planos e esclarece competência de fiscalização Nesta quarta-feira, 5/2, foram divulgadas notícias de uma possível auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) envolvendo a Previ. Diante do fato, a Entidade informa que não comenta decisões do tribunal, órgão responsável por fiscalizar a aplicação de recursos públicos. Em […]
Leia maisSantander divulga data de pagamento da PLR
Na mesma data será paga a PPRS, outra importante conquista dos trabalhadores organizados O Santander confirmou que a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) será paga no dia 28 de fevereiro, junto com o pagamento da folha salarial. O valor é referente ao exercício de 2024, descontando o adiantamento realizado em setembro […]
Leia maisBB atende movimento sindical e instala grupo de trabalho sobre demandas de incorporados
Banco também se compromete a apresentar, até 31 de julho, propostas definitivas para integração de egressos de bancos incorporados aos planos da Cassi e Previ. Nesta quarta-feira (5), representantes do Banco do Brasil se reuniram com representantes da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) para anunciar a criação de Grupo de Trabalho […]
Leia mais