Mulheres do Ramo Financeiro participam de encontro nacional

14.05.2021

Evento aconteceu on-line e contou com cerca de 150 participantes O Encontro Nacional das Mulheres Trabalhadoras do Ramo Financeiro, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), aconteceu ontem (13), online e contou com a participação de 150 mulheres, destas 15 dirigentes sindicais da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e […]

Evento aconteceu on-line e contou com cerca de 150 participantes

O Encontro Nacional das Mulheres Trabalhadoras do Ramo Financeiro, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), aconteceu ontem (13), online e contou com a participação de 150 mulheres, destas 15 dirigentes sindicais da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, entre elas representantes dos sindicatos de Ribeirão Preto, Jaú, Piracicaba, Três Lagoas, São José dos Campos, Tupã, Guaratinguetá, São José do Rio Preto, Sorocaba, Santos, Rio Claro e Campinas.

O encontro teve como objetivo debater questões ligadas a violências físicas, moral e social sofridas pelas mulheres, temas discutidos anteriormente pelo Coletivo de Mulheres. A programação incluiu os seguintes painéis: “Emprego e Renda no Contexto da Desigualdade de Oportunidades”, “Combate à Violência contra as Mulheres, Impactos do Teletrabalho, Feminismo e Combate à Fome”, “Desmistificando o Feminismo e a Masculinidade Tóxica” e “A Comunicação como Instrumento de Resistência às Desigualdades”.

Para Letícia Françoso, delegada da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul Coletivo de Mulheres, o evento é fundamental para a definição de diretrizes e implementação de políticas no sistema financeiro. "O momento que atravessamos no Brasil nos impõe a necessidade de continuarmos lutando para resguardarmos os direitos das mulheres. Mais do que nunca precisamos fortalecer a cláusula de igualdade de oportunidades".
Elisa Ferreira, mediou o último painel do dia como representante da Feeb SP/MS no coletivo de mulheres. “As palestras foram excelentes, cada uma dentro do seu tema e todas pertinentes à representação da mulher bancária”, destacou.

Participações
No primeiro painel do encontro, realizado pela manhã, participaram a economista Marilane Oliveira Teixeira, diretora do Instituo de Economia da Unicamp; Ana Maria Cruz, escritora e ativista negra, e Vivian Machado, economista e técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) da Subseção da Contraf-CUT. Elas debateram sobre as desigualdades socioeconômicas que atingem as mulheres na atual conjuntura.

Feminismo
O segundo painel na parte da manhã teve a participação na professora Valeska Zanello, do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB). A professor falou sobre o movimento feminista e a questão da masculinidade tóxica.

Na parte da tarde, o painel 3 contou com a participação da advogada Luanda Pires, do Grupo de Advogados Pela Diversidade Sexual e de Gênero, e da advogada e feminista Phamela Godoy, coordenadora do projeto ‘Basta! Não irão nos calar’. Elas debateram sobre a violência contra a mulher, feminismo, combate à fome e teletrabalho.

O último painel do encontro reuniu Neiva Santos, secretária geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, e Marta Soares, secretária de Imprensa mesma entidade. O debate foi sobre a comunicação na era digital como instrumento de resistência às desigualdades.

Notícias Relacionadas

Santander anuncia campanha de vacinação aos bancários do Santander

Bancários do Santander já podem se inscrever para a Campanha de Vacinação 2024 Funcionários do Santander já podem se inscrever para o programa de vacinação contra a gripe.  A iniciativa é aberta para todos e ocorre em conformidade com a pauta permanente do movimento sindical em prol da saúde dos trabalhadores. Conforme o comunicado enviado […]

Leia mais

Reestruturação Bradesco: Representantes dos empregados cobram compromisso com o emprego

Em reunião com representantes do Banco, COE cobra explicações sobre reestruturação anunciada A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu, na tarde de sexta-feira (1º), com a direção do banco para cobrar explicações sobre a reestruturação, anunciada pelo novo presidente do banco, Marcelo Noronha, no dia 7 de fevereiro, em entrevista coletiva, […]

Leia mais

Semana reforçou a conscientização sobre o combate às LER/Dort

A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros Nesta semana, no dia 28 de fevereiro (última quarta-feira) foi o Dia Mundial de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data foi escolhida pela Organização Internacional […]

Leia mais

Sindicatos filiados