Mulheres do Ramo Financeiro participam de encontro nacional

14.05.2021

Evento aconteceu on-line e contou com cerca de 150 participantes O Encontro Nacional das Mulheres Trabalhadoras do Ramo Financeiro, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), aconteceu ontem (13), online e contou com a participação de 150 mulheres, destas 15 dirigentes sindicais da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e […]

Evento aconteceu on-line e contou com cerca de 150 participantes

O Encontro Nacional das Mulheres Trabalhadoras do Ramo Financeiro, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), aconteceu ontem (13), online e contou com a participação de 150 mulheres, destas 15 dirigentes sindicais da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, entre elas representantes dos sindicatos de Ribeirão Preto, Jaú, Piracicaba, Três Lagoas, São José dos Campos, Tupã, Guaratinguetá, São José do Rio Preto, Sorocaba, Santos, Rio Claro e Campinas.

O encontro teve como objetivo debater questões ligadas a violências físicas, moral e social sofridas pelas mulheres, temas discutidos anteriormente pelo Coletivo de Mulheres. A programação incluiu os seguintes painéis: “Emprego e Renda no Contexto da Desigualdade de Oportunidades”, “Combate à Violência contra as Mulheres, Impactos do Teletrabalho, Feminismo e Combate à Fome”, “Desmistificando o Feminismo e a Masculinidade Tóxica” e “A Comunicação como Instrumento de Resistência às Desigualdades”.

Para Letícia Françoso, delegada da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul Coletivo de Mulheres, o evento é fundamental para a definição de diretrizes e implementação de políticas no sistema financeiro. "O momento que atravessamos no Brasil nos impõe a necessidade de continuarmos lutando para resguardarmos os direitos das mulheres. Mais do que nunca precisamos fortalecer a cláusula de igualdade de oportunidades".
Elisa Ferreira, mediou o último painel do dia como representante da Feeb SP/MS no coletivo de mulheres. “As palestras foram excelentes, cada uma dentro do seu tema e todas pertinentes à representação da mulher bancária”, destacou.

Participações
No primeiro painel do encontro, realizado pela manhã, participaram a economista Marilane Oliveira Teixeira, diretora do Instituo de Economia da Unicamp; Ana Maria Cruz, escritora e ativista negra, e Vivian Machado, economista e técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) da Subseção da Contraf-CUT. Elas debateram sobre as desigualdades socioeconômicas que atingem as mulheres na atual conjuntura.

Feminismo
O segundo painel na parte da manhã teve a participação na professora Valeska Zanello, do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB). A professor falou sobre o movimento feminista e a questão da masculinidade tóxica.

Na parte da tarde, o painel 3 contou com a participação da advogada Luanda Pires, do Grupo de Advogados Pela Diversidade Sexual e de Gênero, e da advogada e feminista Phamela Godoy, coordenadora do projeto ‘Basta! Não irão nos calar’. Elas debateram sobre a violência contra a mulher, feminismo, combate à fome e teletrabalho.

O último painel do encontro reuniu Neiva Santos, secretária geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, e Marta Soares, secretária de Imprensa mesma entidade. O debate foi sobre a comunicação na era digital como instrumento de resistência às desigualdades.

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados