Mulheres são 58,4% da categoria bancária aponta Perfil Bancário 2022

08.04.2022

Regional: Sindicato dos Bancários de Piracicaba A edição de 2022 da pesquisa Perfil Bancário, realizada pelo Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SINDBAN) em sua base aponta que as mulheres representam 58,4% da categoria. Em 2021, as mulheres somavam 52,72% dos bancários. Aumentou ainda o número de bancários jovens no mercado de trabalho: 31,70% […]

Regional: Sindicato dos Bancários de Piracicaba

Aumentou ainda o número de bancários jovens no mercado de trabalho: 31,70% dos bancários têm de 26 a 35 anos. No ano passado esse percentual era de 23,85%. Entre os bancários de 36 a 45 anos, o percentual saltou de 29,29% para 34,50%.

Na avaliação do presidente do SINDBAN, José Antonio Fernandes Paiva, “a presença de bancários mais jovens na pesquisa é o retrato das milhares de demissões do setor nos últimos anos e dos planos de demissão voluntária que atingem os bancários com mais tempo de serviço”, aponta.

Teletrabalho – A pesquisa perguntou aos bancários se trabalharam em home office. Por decisão do banco, 58,70% responderam que sim, contra 26,53% da pesquisa anterior. 26,70% responderam que trabalharam em home office por serem do grupo de risco. Em 2021, esse índice foi de 19,39%. Por fim, 14,60% disseram que trabalharam em home office por conviverem com pessoas do grupo de risco. Um percentual bem maior do que no ano passado, quando apenas 4,08% responderam estar nessa situação.

Pressão – Infelizmente, este ano o Perfil Bancário novamente aponta a pressão dos bancos sob os trabalhadores. A pressão por metas foi apontada como principal problema do ambiente de trabalho por 79,90% da categoria. Um pequeno aumento em relação ao ano passado quando o índice atingiu 78,57% dos entrevistados.

Já as reclamações sobre ritmo de trabalho acelerado saltaram de 36,73% em 2021, para 42,90% este ano.

“A categoria bancária foi uma das mais atingidas durante a pandemia da covid-19. Desde o início negociamos com os bancos o teletrabalho. De outro lado, a demanda das agências teve de ser atendida por um número menor de bancários. Mas o pior é a ganância dos bancos por lucro sob quaisquer condições. Isso tem pressionado nossa categoria sobremaneira”, avalia.

O questionário deste ano foi respondido por 50% da categoria, uma amostragem muito representativa, principalmente considerando que boa parte dos bancários está trabalhando em home office.

Os dados da pesquisa ajudam o sindicato a cobrar os bancos e propor ações para a melhoria da qualidade de trabalho da categoria.

 

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados